Facchini

Novo Volvo FH é transformado em obra de arte sobre rodas

Volvo/Divulgação
Apresentado em fevereiro deste ano, o novo Volvo FH acaba de ganhar uma versão totalmente exclusiva e fora do comum na Europa. O modelo foi escolhido como uma tela de pintura e transformado em uma verdadeira obra de arte sobre rodas.

Batizado de FH ART 2.0, o extrapesado exclusivo é resultado de um detalhado trabalho de pintura inspirado no artista holandês Piet Mondrian, pioneiro na arte abstrata e mundialmente conhecido por seus princípios de uma estrutura de eixos pretos verticais e horizontais preenchidos com cores primárias.

"O que é impressionante neste design é que as linhas percorrem todas as partes do caminhão", diz Henrik Guldager, proprietário do caminhão. "Isso significa que se você abrir as duas portas, quase parece uma pintura pendurada na parede."


"Se as pessoas vão gostar ou não? É uma questão de gosto”, diz Ray Hill, artista responsável pela pintura. "Quando você faz algo extraordinário, isso divide as águas. Mas estou incrivelmente feliz com o resultado - ele segue os princípios de Mondrian, apesar do fato de ser feito em uma superfície tridimensional com muitas curvaturas e depressões."

Além das chamativas cores azul, amarelo e vermelho, o Volvo FH ART 2.0 traz como destaque nas laterais uma das grandes inspirações do artista Ray Hill, o cantor e compositor John Lennon. Já a quinta-roda do modelo traz ainda uma frase do músico britânico, "Give peace a chance" (Dê uma chance a paz, em português). Já a parte interna do extrapesado também recebeu uma customização abstrata, acompanhando os detalhes externos.

Ao longo das próximas semanas, o  FH ART 2.0 participará de um tour pelas concessionárias dinamarquesas da montadora, marcando a apresentação oficial da nova linha de caminhões Volvo.


O primeiro Volvo FH ART
Esta não é a primeira vez que Henrik Guldager transforma um Volvo FH em uma verdadeira obra de arte sobre rodas. Em 2014, o dinamarquês apresentou um Volvo FH 500 Globetrotter XL 6x2/4 totalmente personalizado e inspirado no que há de melhor do estilo Pop Art. Na ocasião, o modelo ficou conhecido como Volvo FH "GULDAGER ART" e percorreu as principais feiras e eventos do setor de transporte na Europa.

Conforme mostrado pelo Midia Truck Brasil, o Volvo FH "GULDAGER ART" encontra-se atualmente a venda na Europa pela quantia aproximada de 50 mil euros.

Otto Miedl
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA