SC será o primeiro estado a participar do programa de renovação da frota de caminhões do Governo Federal

Alexandre Vitor Andrade
Caminhoneiros autônomos e empresários de Santa Catarina estão prestes a ganhar uma oportunidade de renovarem a frota de veículos de carga e passageiros. Graças a uma parceria entre a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, a Federação de Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) e o Governo Federal, o estado catarinense será o primeiro a participar do programa Frota Verde, iniciativa que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Economia.

"Como temos uma das melhores infraestruturas e logísticas do país, participar do programa Frota Verde irá auxiliar na transformação para um ambiente ainda mais seguro aos catarinenses. A partir de agora, iremos criar grupos de trabalho e desenvolver as dinâmicas necessárias para a implementação”, afirma Paulo Eli, secretário da Fazenda (SEF/SC).

Inicialmente o programa Frota Verde priorizará a renovação da frota de veículos pesados, como caminhões, ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários (reboques, semirreboques, carrocerias) com mais de 30 anos e que ainda seguem em circulação.


“O programa é uma integração em rede, entre os governos Federal e Estadual e o setor produtivo de bens e serviços, para a reciclagem dos veículos pesados, já que temos uma frota antiga que é muito poluente”, pontua a coordenadora-geral de Ambiente de Negócios do Ministério da Economia, Margarete Gandini.

Para garantir a adesão e a efetividade da renovação da frota de veículos pesados, o programa Frota Verde prevê a revisão de impostos e a concessão de crédito presumido em cooperativas e bancos, para a compra de caminhões com até 10 anos de uso.

“Queremos construir benefícios para os catarinenses que fizerem parte do programa de renovação de frota, incentivando os empresários de grandes, médias e pequenas empresas, bem como os autônomos”, ressalta Ari Rabaiolli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc).

A expectativa dos governos estadual e federal é de que a fase de testes do programa ocorra ainda neste ano.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O governo quer endividar o Autônomo. Esse programa só vai beneficiar os bancos, montadoras e o próprio governo, com recadacao de Impostos. Pra comprar Caminhão mais novo, tem que ter planejamento por parte do dono Caminhão. E Caminhão antigo bem cuidado e conservado transporta o mesmo que um novo ou seminovo. Tem muito SCANIA 113 MB 1935 VOLVO NL,NH que faz bonito nas estradas. O Governo quer cometer o mesmo erro dos Governos lula e dilma, com o Pró Caminhoneiro, que endividou um monte de gente.

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.