header ads


STF declara constitucional apreensão da CNH de motorista flagrado em velocidade superior em mais de 50%

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a suspensão imediata do direito de dirigir e a apreensão da carteira nacional de habilitação (CNH) do motorista flagrado em velocidade superior em mais de 50% da máxima permitida para a via. A medida está prevista no artigo 218, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo a corte, a decisão foi tomada na última semana durante o julgamento, em sessão virtual, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3951, ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

De acordo com o ministro Edson Fachin, as medidas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tratam-se apenas de providências administrativas que visam assegurar a eficiência da fiscalização de trânsito em casos de flagrante de prática de ato classificado como de gravíssimo risco para a segurança pública. “Não se trata de aplicação sumária de penas administrativas, portanto. Não verifico, assim, violação dos princípios do contraditório e da ampla defesa”, disse.

Já o Ministro Alexandre de Moraes afirmou que medida está amparada pelo dever de proteção à vida da coletividade, para o qual a segurança no trânsito se coloca como umas das questões de maior importância, pois o excesso de velocidade é uma das maiores causas de acidentes.


Ainda segundo Moraes, o CTB é uma bem-sucedida política pública, que tende a diminuir um grave problema das rodovias brasileiras. “Diante da gravidade da conduta, afigura-se razoável que a atuação preventiva/cautelar do Estado não seja dependente da instauração de um contraditório prévio, na medida em que, além do direito do infrator ao devido processo legal, também se coloca em jogo a vida e a saúde de toda a coletividade”, salientou.

Apenas o Ministro Marco Aurélio se opôs ao que prevê o CTB. Para ele, a flagrância, por si só, não autoriza a antecipação da pena administrativa, e a retenção arbitrária do documento de habilitação não é legítima enquanto não for analisada a consistência do auto de infração. 

Com a decisão do STF, as expressões “imediata” e "apreensão do documento de habilitação”,  seguem presentes no artigo 218, inciso III, do CTB.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: STF
Caminhões e Carretas

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, você precisa de um empréstimo rápido?
    Eu sou Susan Benson. Sou credor e também consultor financeiro.

    Em vista da estagnação que o mundo está enfrentando como resultado do impacto do coronavírus (COVID-19) nos negócios e na economia, muitas pessoas estão enfrentando desafios financeiros prematuros e com a presença de excedentes de caixa em minha empresa, nosso objetivo é acelerar a circulação de dinheiro, financiando clientes dentro e fora da Europa com um empréstimo.

    Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio, comprar uma casa ou um carro ou precisa de um empréstimo por outros motivos pessoais? Se sua resposta for SIM, aconselhamo-lo a entrar em contato com minha empresa. Prestamos todos os tipos de serviços de empréstimo, tanto empréstimos garantidos quanto não garantidos. Tudo o que você precisa fazer é escrever para nós via e-mail: sunshinefinancialgroupinc@gmail.com ou enviar uma mensagem diretamente para o WhatsApp via: +447903159998 e receber uma resposta em um instante.

    Somos uma empresa abrangente de serviços financeiros e estamos comprometidos em ajudá-lo a melhorar suas metas financeiras de longo e curto prazo, porque sua estabilidade financeira é nosso objetivo final.

    Recursos e benefícios;
    * Conveniência - Você pode solicitar um empréstimo a qualquer hora, em qualquer lugar.
    * Valor flexível - você decide quanto deseja emprestar.
    * Financiamento direto rápido - receba seu empréstimo dentro de 24 horas após a aprovação.
    * Taxa de juros flexível de 3% ao ano
    * Altas taxas de aprovação
    * Você tem a chance de selecionar a data do reembolso, semanalmente, mensalmente ou anualmente, por um período de 1 a 30 anos.
    * Sem taxas ocultas

    Muitas pessoas estão achando tão difícil conseguir um empréstimo de seus bancos locais ou de outros institutos financeiros devido a algumas razões, estamos aqui para ajudar.

    Se você realmente precisa de uma solução para seus desafios financeiros, está a um passo de se tornar financeiramente livre, por favor, escreva-nos para obter mais informações via:
    E-mail: sunshinefinancialgroupinc@gmail.com OU;
    WhatsApp: +447903159998
    2020 © ️ Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.