Facchini

Cummins Filtros comemora 20 anos e consolida marca Fleetguard no Brasil

Cummins/Divulgação
A fabricante de sistemas de filtração e fluídos com a marca Fleetguard, Cummins Filtros, comemora bodas de porcelana e a história de sucesso da companhia que hoje é referência em qualidade e inovação. Em celebração exclusiva na fábrica, localizada em Guarulhos (SP), o evento promovido na semana passada (04/03), contou com a presença dos colaboradores e da CEO, Amy Davis.

Líder no desenvolvimento de tecnologias que contribuem com aplicações pesadas Diesel para os segmentos automotivo, construção, agrícola, mineração e offshore, a Cummins Filtros instalou-se no município de Guarulhos (SP) em 2000 com apenas oito colaboradores, inaugurando a linha de produção Spin-On, de filtros lubrificantes.

A vantagem do desenvolvimento integrado com os motores da Cummins e o trabalho dedicado pelo time de engenharia global solidificou a companhia que investiu ao longo desses 20 anos em novos maquinários e recursos de equipamentos, elevando a capacidade de produção e a introdução de novas linhas de produção na unidade fabril.

A Cummins Filtros se destaca ao oferecer para o mercado de reposição e OEMs produtos com tecnologias patenteadas de alta performance que são referências em filtração. Vale acrescentar que hoje, a companhia emprega 140 funcionários e conta com cinco linhas de produção – filtros de ar, Spin-On (filtros de lubrificante), módulos filtrante (filtros de combustível), Coolant (líquido de arrefecimento) e cabeçotes (filtros separador de água Diesel Pro).

“A Cummins Filtros representa 10% das vendas globais da Cummins Filtration, abastecendo o mercado nacional, América Latina, Europa, EUA e Canadá; hoje a unidade fabril produz média de 150 produtos por mês e, no ano passado, registramos crescimento de 16% nas vendas aftermarket em todos os canais de distribuição”, diz Antonio Almeida, diretor geral da Cummins Filtros.

Ainda de acordo com Almeida, “o desafio para os próximos anos será equilibrar os bons resultados do aftermarket e ampliar presença nos OEMs. Sabemos dos desafios de custos e estamos seguros de nossas capacidades técnicas para entregar a alta performance que os nossos clientes necessitam”.

Nos últimos anos, a Cummins Filtros investiu cerca de R$ 1 milhão/ano em melhorias nas instalações prediais, escritórios, fachada, processos de manufatura para ganhos de produtividade e requisitos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. A satisfação dos clientes é um dos trunfos da empresa que submente seus produtos a rigorosos testes de qualidade.


Patentes de filtração Fleetguard
A vantagem do desenvolvimento global integrado com motores Diesel permite à Fleetguard evoluir constantemente os seus produtos e entregar ao mercado tecnologias patenteadas como Nanonet®, Stratapore® e Optair®, que ampliam o intervalo de troca, reduzindo custos de manutenção.

Disponível nos filtros de óleo lubrificante de alta performance, a Nanonet® é um dos grandes diferenciais da marca que oferece lubrificação rápida em partidas a frio, ou seja, melhor filtração com baixa restrição à passagem do óleo.

A Nanonet® é também mais eficiente na filtragem devido à maior capacidade de retenção dos contaminantes. A tecnologia da mídia entrega eficiência de 99% (@ 30 micra) na retenção de contaminantes. Sua capacidade alcança resultado de até 31% em termos de eficiência quando comparado com seus concorrentes, permitindo redução do custo operacional ao elevar a proteção do sistema de lubrificação e, consequentemente, ampliar o intervalo de troca.

Já o filtro de ar com a tecnologia patenteada Fleetguard Optair® traz até 50% mais capacidade de filtragem, reduzindo custos operacionais ao elevar o intervalo de troca. O Optair® conta com área de saída do ar ampliada, ou seja, uma vedação radial capaz de otimizar a passagem de ar com excelente performance, contribuindo com o desempenho do motor e elevando a eficiência em filtragem.

Já conhecida no mercado por ser o elemento filtrante do filtro separador de água Diesel Pro®, a tecnologia multicamadas StrataPore® é capaz de remover as partículas menores que causam mais danos ao motor, reduzindo o desgaste em até 60%, além de trazer mais resistência e durabilidade para todo o sistema. Tolerante a contaminantes orgânicos, o Stratapore® oferece aumento de intervalos de troca e menor custo do refil, já que por se tratar de um produto ambientalmente amigável, requer somente a substituição do elemento filtrante da hora da manutenção.

História de sucesso
A Cummins Filtration foi fundada em 1958 com uma única linha de produção de filtros desenvolvida pela Cummins Engine Company para atender aos requisitos de desempenho dos motores da maior fabricante independente de motores Diesel. Então conhecida como Seymour Filter Company - a instalação estava localizada em Seymour, próximo à sede da Cummins, em Columbus, Indiana -, a produção nos primeiros anos consistiu em dois empregados que costuravam filtros de óleo lubrificante com tecidos.

Como resultado de sua dedicação para atender às crescentes demandas do mercado de produtos de filtragem de alta qualidade, a empresa expandiu-se rapidamente. Laboratórios de engenharia foram estabelecidos, assim como novas operações globais de fabricação. A Fleetguard tornou-se uma subsidiária completa da Cummins na década de 1970. Atualmente, a empresa é líder mundial em produtos de filtração para motores a Diesel pesados, com presença global em seis continentes.
FONTE: Cummins
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA