Facchini

Volvo apresenta caminhões elétricos para os segmentos de construção civil e transporte regional

Volvo/Divulgação
Com o objetivo de conciliar a redução dos impactos ambientais e climáticos com a crescente demanda pelo transporte pesado, a Volvo Trucks apresentou nesta semana dois novos caminhões-conceito elétricos para aplicações nos segmentos de construção civil e distribuição regional.

De acordo com a montadora sueca, a eletrificação pode se tornar uma alternativa competitiva também para caminhões pesados. "Vemos um forte potencial para caminhões pesados elétricos no transporte regional e em aplicações de construção civil, no longo prazo. Nossa intenção com estes caminhões- conceito é explorar e demonstrar diferentes soluções para o futuro, ao mesmo tempo em que avaliamos o interesse do mercado e da sociedade. Para fazer frente à demanda por caminhões elétricos a infraestrutura de recarga precisa ser rapidamente expandida, ao mesmo tempo em que devem ser criados incentivos financeiros para as transportadoras que queiram ser pioneiras na opção por veículos com pegadas ambientais e climáticas menores," declara Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Ainda segundo a Volvo, o uso de caminhões pesados elétricos na construção civil pode trazer como benefícios, baixo nível de ruído e zero emissões de gases durante as operações, garantindo um ambiente de trabalho aprimorado para motoristas e operários, além de melhorar a qualidade do ar em cidades com grandes canteiros de obras. A ausência de ruído ainda abre a possibilidade de extensão do tempo de uso desses modelos, como por exemplo em operações noturnas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, onde  a maior parte da distribuição regional é feita por caminhões, a Volvo Trucks enxerga um grande potencial para a utilização dos novos caminhões pesados elétricos.

"Na Europa também existe um número imenso de caminhões para transporte regional de mercadorias, cobrindo uma média anual de 80.000 km. Um aumento no uso de veículos elétricos nessas operações resultaria em ganhos climáticos significativos, desde que a geração da energia elétrica seja isenta de combustíveis fósseis," diz Lars Mårtensson, diretor de meio ambiente e inovação da Volvo Trucks.


Segundo a Volvo Trucks, um número limitado dos novos caminhões pesados elétricos será testado em breve por clientes selecionados na Europa. Após toda a fase experimental, a montadora pretende posteriormente iniciar a comercialização dos novos modelos. 

"A velocidade da eletrificação dependerá de uma série de fatores. Por um lado, existe a necessidade de uma forte expansão da infraestrutura de recarga. Por outro, é preciso assegurar-se que as redes de energia regionais consigam proporcionar capacidade de transferência suficiente no longo prazo. Também são necessários incentivos financeiros para levar mais transportadores a investirem em veículos elétricos. Os embarcadores também podem contribuir, oferecendo contratos mais longos e remunerando mais por transportes sustentáveis. Muitas transportadoras operam com margens muito pequenas e, sendo assim, todo novo investimento precisa ser rentável,” explica Mårtensson.

Motores a combustão
Apesar do forte investimento em eletrificação, a melhoria contínua dos motores a combustão em caminhões continuará a desempenhar um papel-chave no transporte de longa distância, por muitos anos.

"Os motores atuais dos caminhões são eficientes conversores de energia que podem operar com diesel ou diferentes combustíveis renováveis, como biogás liquefeito ou HVO. A tecnologia ainda apresenta potencial para futuros desenvolvimentos," declara Mårtensson.
Volvo/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA