Facchini

Randon New R

Conheça o ajustador automático de folga para sistema ABS

Wabco/Divulgação
O freio sofre com as más condições de estradas ou pelo tempo de uso, que levam a uma folga entre a lona e o tambor. O excesso de folga pode prejudicar a frenagem. Sensível à folga, o ajustador automático de folga (Automatic Slack Adjuster – ASA) para sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS) faz o ajuste no retorno do acionamento, eliminando o deslocamento causado naturalmente pelo uso. Com os freios sempre bem ajustados, o veículo fica mais seguro e o frotista economiza.

A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, explica a tecnologia do produto por meio da WABCO ACADEMY, centro de excelência em treinamento técnico. “A filosofia da WABCO ACADEMY é compartilhar conhecimento prático e informações obtidas ao longo de anos de experiência”, diz Osmar Lopes, coordenador de assistência técnica e treinamento da WABCO e responsável pela WABCO ACADEMY América Latina.

Responsável pela transmissão do esforço de frenagem, o ajustador automático corrige a folga entre a lona e o tambor de freio, mantendo constante e uniforme a distância entre os componentes e, consequentemente, aumentando a eficiência do sistema de freio. Com design moderno e robusto, o ajustador automático de folga da WABCO tem a vantagem de contar com uma tecnologia que dispensa a necessidade de lubrificação. Esta tecnologia amplia a vida útil do produto aplicado no veículo e é um diferencial da WABCO no mercado.


Além disso, o ajustador automático de folga da WABCO contribui no processo de redução de custos de manutenção para o proprietário do veículo. Diferente do ajustador mecânico, que necessita continuamente de ajuste manual, o que exige a parada do veículo, o ajustador da WABCO executa automaticamente a função de ajuste, sem a necessidade de programar a parada do veículo na oficina para este tipo de manutenção. Portanto, jamais faça o ajuste manual em um ajustador automático porque não é preciso.

O desgaste entre lona e tambor é natural à medida que o sistema de freio é atuado. Quanto mais afastados lona e tambor, menor a eficiência do freio. Vale ressaltar que poderá ocorrer um maior desgaste do compressor decorrente do aumento de volume de ar requerido pelos cilindros de freio à medida em que aumenta a folga entre lona e tambor.

A WABCO ACADEMY realiza uma série de treinamentos técnicos sobre funcionamento, diagnóstico e manutenção de sistemas de freio, de controles eletrônicos de freio e de transmissão, produtos desenvolvidos e fabricados pela WABCO para veículos comerciais. São cursos estruturados para aprofundar a abordagem de produtos e melhor atender a necessidades de profissionais de acordo com o grau de conhecimento. Os treinamentos estão disponíveis para fabricantes de veículos, frotistas, concessionários, distribuidores e para oficinas Service Partner, a rede de postos de serviços credenciados pela WABCO. Além do ensino presencial, a WABCO ACADEMY oferece a modalidade de ensino a distância, com a facilidade para o profissional aprender e se especializar via internet, a qualquer hora e sem sair da oficina ou de casa.
Wabco/Divulgação
FONTE: Wabco
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA