Facchini

Novo Actros sem retrovisores externos conquista o prêmio de caminhão do ano de 2020

Mercedes-Benz/Divulgação
Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o novo Mercedes-Benz Actros, conquistou pela quinta vez nos últimos 12 anos um dos prêmios mais importantes e prestigiados do segmento de caminhões, o International Truck of the Year (IToY).

Levando em consideração critérios importantes, como inovação técnica, conforto, segurança, manuseio, consumo de combustível, sustentabilidade e custo total de propriedade (TCO), o júri composto por 24 jornalistas europeus especializados em transporte elegeram o Novo Actros como o caminhão do ano de 2020. Com a expressiva pontuação de 121 votos, o novo extrapesado alemão superou os recém lançados IVECO S-Way e Volvo FH I-Save.

De acordo com o júri, as melhorias cruciais promovidas pela Mercedes-Benz, como por exemplo, direção parcial automatizada, sistemas de controle de cruzeiro e transmissão, interface digital e novos sistemas de segurança foram decisivas para a escolha do modelo.

Dentre os pontos mais comentados pelos jornalistas participantes, está o inédito sistema MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores exteriores tradicionais e apoia efetivamente o motorista em manobras, curvas ou mudanças de faixa. Além disso, a nova solução não apenas melhora a visibilidade geral, mas também a eficiência aerodinâmica.

O presidente do júri internacional, Gianenrico Griffini, resumiu os votos do júri: "Com a introdução do novo Actros, a Mercedes-Benz trouxe um caminhão altamente moderno para nossas estradas, o que facilita o caminho para alcançar a direção automatizada no futuro".


O prêmio foi entregue ao professor Dr. Uwe Baake, chefe de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks, durante o dia de imprensa da Solutrans 2019 (Feira Internacional de Soluções para Transporte Rodoviário e Urbano).

"Estamos muito satisfeitos e orgulhosos que o júri do Caminhão do Ano tenha reconhecido nossos esforços dos últimos anos e meses com essa distinção. Obrigado em nome da empresa e Isso realmente nos incentivará a continuar dando tudo de si e cumprindo os mais altos padrões de desenvolvimento para nossos caminhões, especialmente quando se trata de tópicos futuros de eletromobilidade, direção automatizada e digitalização em nosso setor", declarou Baake.

Maior vencedora do International Truck of the Year
Com a conquista nesta semana, a Mercedes-Benz se tornou a maior vencedora do prêmio International Truck of the Year, com um total de nove títulos, sendo cinco deles conquistados pela linha Actros em 42 anos de história da premiação. Confira a trajetória da montadora:

1985 - Mercedes-Benz LN2
1990 - Mercedes-Benz SK
1997 - Mercedes-Benz Actros
1999 - Mercedes-Benz Atego
2004 - Mercedes-Benz Actros
2009 - Mercedes-Benz Actros
2011 - Mercedes-Benz Atego
2012 - Mercedes-Benz Actros
2020 - Mercedes-Benz Actros

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA