Novo Actros sem retrovisores externos conquista o prêmio de caminhão do ano de 2020

Mercedes-Benz/Divulgação
Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o novo Mercedes-Benz Actros, conquistou pela quinta vez nos últimos 12 anos um dos prêmios mais importantes e prestigiados do segmento de caminhões, o International Truck of the Year (IToY).

Levando em consideração critérios importantes, como inovação técnica, conforto, segurança, manuseio, consumo de combustível, sustentabilidade e custo total de propriedade (TCO), o júri composto por 24 jornalistas europeus especializados em transporte elegeram o Novo Actros como o caminhão do ano de 2020. Com a expressiva pontuação de 121 votos, o novo extrapesado alemão superou os recém lançados IVECO S-Way e Volvo FH I-Save.

De acordo com o júri, as melhorias cruciais promovidas pela Mercedes-Benz, como por exemplo, direção parcial automatizada, sistemas de controle de cruzeiro e transmissão, interface digital e novos sistemas de segurança foram decisivas para a escolha do modelo.

Dentre os pontos mais comentados pelos jornalistas participantes, está o inédito sistema MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores exteriores tradicionais e apoia efetivamente o motorista em manobras, curvas ou mudanças de faixa. Além disso, a nova solução não apenas melhora a visibilidade geral, mas também a eficiência aerodinâmica.

O presidente do júri internacional, Gianenrico Griffini, resumiu os votos do júri: "Com a introdução do novo Actros, a Mercedes-Benz trouxe um caminhão altamente moderno para nossas estradas, o que facilita o caminho para alcançar a direção automatizada no futuro".


O prêmio foi entregue ao professor Dr. Uwe Baake, chefe de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks, durante o dia de imprensa da Solutrans 2019 (Feira Internacional de Soluções para Transporte Rodoviário e Urbano).

"Estamos muito satisfeitos e orgulhosos que o júri do Caminhão do Ano tenha reconhecido nossos esforços dos últimos anos e meses com essa distinção. Obrigado em nome da empresa e Isso realmente nos incentivará a continuar dando tudo de si e cumprindo os mais altos padrões de desenvolvimento para nossos caminhões, especialmente quando se trata de tópicos futuros de eletromobilidade, direção automatizada e digitalização em nosso setor", declarou Baake.

Maior vencedora do International Truck of the Year
Com a conquista nesta semana, a Mercedes-Benz se tornou a maior vencedora do prêmio International Truck of the Year, com um total de nove títulos, sendo cinco deles conquistados pela linha Actros em 42 anos de história da premiação. Confira a trajetória da montadora:

1985 - Mercedes-Benz LN2
1990 - Mercedes-Benz SK
1997 - Mercedes-Benz Actros
1999 - Mercedes-Benz Atego
2004 - Mercedes-Benz Actros
2009 - Mercedes-Benz Actros
2011 - Mercedes-Benz Atego
2012 - Mercedes-Benz Actros
2020 - Mercedes-Benz Actros

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Aguardemos essas novas tecnologias em situações severas no Xingu MT-Brasil e em filas intermináveis nos pontos de embarque e desembarque brasileiros, acho fantástica as novas tecnologias e espero que os engenheiros tenham levado esses fatores no projeto...

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.