Facchini

Exército Brasileiro adquire 32 unidades do IVECO LMV

Bruno Gonzaga/IVECO
Por meio de licitação, a IVECO Veículos de Defesa foi escolhida para ser a fornecedora da nova Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBMT-LSR) 4X4 do Exército Brasileiro (EB). Para concretizar a negociação, foi assinado  um contrato que garante o fornecimento de 32 unidades do LMV-BR para a Diretoria de Fabricação (DF), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do EB. As viaturas serão entregues até 2022.

A cerimônia de assinatura do contrato, que aconteceu em 6 de novembro no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília/DF, teve a presença do embaixador da Itália no Brasil, de oficiais generais e executivos da CNH Industrial. “Esse é um momento em que fortalecemos, ainda mais, a parceria da montadora com o Exército Brasileiro. O LMV-BR é peça-chave do Programa Guarani, que tem o objetivo de modernizar a frota de Viaturas Blindadas de Rodas 4X4, 6X6 e 8X8 das forças terrestres”, afirma Humberto Spinetti, diretor da IVECO Veículos de Defesa para a América do Sul, marca da CNH Industrial.

Previstos para serem entregues até 2022, os 32 IVECO LMV-BR serão produzidos na planta da marca na Itália, e passarão por um processo de pintura, integração do sistema de Armas e sistema de Comando e Controle no Brasil. “Alta confiabilidade, facilidade de manutenção e baixos custo de operação foram considerações importantes durante o projeto. A proposta é que os próximos lotes sejam produzidos na fábrica de Sete Lagoas (MG), onde o blindado Guarani 6X6  já é produzido”, finaliza Spinetti.


Conhecemos o IVECO LMV
Neste ano, o Portal Caminhões e Carretas teve a oportunidade de conhecer em primeira mão o IVECO LMV, modelo que conta com  motorização de 190 cavalos de potência, da FPT Industrial, combinadas com transmissão automática modernizada de seis velocidades, tração 4x4, pneus off-road, sistema automático de calibragem, controle eletrônico de estabilidade (ESP), capacidade para superar rampas com até 60 graus de inclinação, recursos de direção de imagem térmica e NVG (óculos de visão noturna) e  alto nível de proteção (balística e antiminas) com variações para suportar até calibres .50.

Além de todos os atributos técnicos, o IVECO LMV é capaz de  transportar com segurança até cinco militares totalmente equipados, com mochilas, armamento e equipamentos pessoais.

O IVECO LVM já foi adotado por vários países que fazem parte da OTAN, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega e já foi utilizado em missões no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade.

LEIA: IVECO LMV: Conheça o futuro blindado do Exército Brasileiro

Com informações: IVECO
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA