Facchini

Mercedes-Benz apresenta nova linha Sprinter

Mercedes-Benz/Divulgação
Com o objetivo de consolidar a liderança em inovação no mercado brasileiro de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT – peso bruto total), a Mercedes-Benz apresenta a nova linha Sprinter. Mais robusta, inteligente, interativa e inovadora, a nova Sprinter começará a ser comercializada no país até o final deste ano. 

“Cada vez mais, a Sprinter se consolida no nosso País pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Com sua agilidade e conforto de dirigibilidade, ela é ideal para entregas rápidas especialmente nos centros urbanos, cada vez mais congestionados e complicados. A Sprinter assegura facilidade dentro dessa complexidade, circulando com desenvoltura e versatilidade em todas as situações, seja nas vias centrais, no interior dos bairros, ladeiras e também nas curtas distâncias”.

Motores mais potentes e novos modelos
Amplamente reconhecido no mercado pela eficiência, durabilidade e excelente padrão de consumo,  consagrado motor OM 651 CDI segue presente na linha Sprinter e com novidades, como por exemplo, nova parametrização eletrônica que resultou em mais potência e torque.

Com maiores potências, a Sprinter ganhou novos modelos para sua linha de vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de carga: 314 CDI Street (motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm), 416 CDI e 516 CDI (motor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm). A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.

Com o novo portfólio, a Sprinter continua oferecendo a maior linha de veículos comerciais leves para atender todos os clientes e todas as demandas do segmento. São 60 modelos à disposição do cliente, entre vans de passageiros, para transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além da prestação de serviços.
Segurança
Além das já conhecidas tecnologias exclusivas como o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i® e o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist), a nova Mercedes-Benz Sprinter passa a contar agora com um pacote de segurança ativa ainda mais completo.

Destaque para o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas,  Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da montadora alemã que reconhece sinais típicos de sonolência e perda de atenção e Assistente de Subida em Rampa (HSA - Hill Start Aid), que garante maior conforto na dirigibilidade.

Completa-se o pacote de segurança a presença das Luzes de Circulação Diurna (DRL - Daytime Running Light) que ligam-se automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, desde que o interruptor das luzes esteja na posição de desligado.


Conforto
Com o objetivo de elevar os padrões de conforto para os motoristas a nova linha Mercedes-Benz Sprinter traz duas inovações exclusivas para o mercado brasileiro: o Keyless Start e a direção elétrica.

O Keyless Start permite a partida do veículo sem o engate da chave. Basta o motorista estar dentro da Sprinter e com a chave do veículo (no bolso, por exemplo) para ligá-lo sem a necessidade de colocar a chave no contato.

Essa tecnologia traz conforto e praticidade para o motorista, além de mais segurança, porque o sistema automaticamente tranca o veículo assim que o motorista se afasta.

Já a direção elétrica se caracteriza por uma operação mais leve, com conforto similar ao de um automóvel. Isso se traduz em maior facilidade e praticidade de condução e manobras, aliviando esforços do motorista.

Os atributos de conforto são complementados pelo novo  ar-condicionado com dois compressores e pelos novos compartimentos, que oferecem mais facilidade e praticidade para o dia a dia do motorista.

Interatividade
Em sintonia com as novas tendências de tecnologias em veículos comerciais, a nova Sprinter dá um salto marcante em interatividade.  Destaque para o MBUX, sistema multimídia exclusivo da Mercedes-Benz, disponível como opcional.

Além da tela touch screen de 7 polegadas, o novo sistema multimídia conta com um novo rádio AM/FM, entrada USB tipo “C” (para ocupantes da frente e passageiros), caixas de som de duas vias na parte dianteira, espelhamento de aplicativos de smartphones (compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto), função “hands-free” (mãos livres) com telefone e transmissão de áudio via Bluetooth® e câmera de ré na tela do MBUX.

Como item de série, a nova Sprinter sai de fábrica com o Mercedes-Benz Audio System, com o novo rádio AM/FM. Este modelo de rádio de entrada oferece excelente custo/benefício ao cliente. Os principais recursos e funcionalidades são a entrada USB tipo “C” (para ocupantes da frente e passageiros), 2 alto-falantes, operação pelo uso dos botões localizados no rádio, telefone no som do veículo e transmissão via Bluetooth®. O Audio System é compatível com o sistema de rádio digital DAB (Digital Audio Broadcasting).

Design
Completando a extensa lista de novidades da nova linha Mercedes-Benz Sprinter, está o novo design externo, que se destaca pelas linhas harmônicas, pela estrela de grandes proporções no centro da grade frontal e por suas linhas aerodinâmicas aprimoradas, o que resulta em melhor coeficiente de resistência, impactando em menor consumo de combustível.

Destaca-se ainda os novos faróis com altura mais elevada, característica que mantém a elegância e beleza do design ao mesmo tempo em que oferece mais proteção contra pequenos impactos, muito comuns no tráfego intenso e locais estreitos.

Com os faróis em posição elevada, o parachoque ganha uma aparência mais robusta, realçando a imagem de força e resistência para a severa operação diária no trânsito urbano.
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Mercedes-Benz
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA