Facchini

Marcopolo e Scania desenvolvem ônibus urbano movido a GNV para a Argentina

Daniel Orciani
A Marcopolo, em parceria com a Scania, desenvolveu um ônibus urbano 100% movido a gás natural GNV para a Argentina. A ação faz parte dos testes para adoção de veículos com combustíveis alternativos para a mobilidade urbana e está alinhada com o programa Mobilidade Sustentável, convocado pela Secretaria de Transportes da Cidade de Buenos Aires.

O ônibus, modelo Torino Low Entry com chassi Scania K280 UB 4X2 Euro 6 GNV, iniciou testes em abril passado na linha 132, da empresa Nuevos Rumbos S.A, responsável pela operação. O veículo é equipado com um motor Scania de 9 litros, cinco cilindros e potência de 280 cv, o que proporciona alto torque em baixas rotações e garante menor consumo de combustível.

"A Marcopolo e a Scania Argentina são parceiros tradicionais e buscam promover novas soluções para o mercado argentino. Esta ação está alinhada com a nossa visão estratégica e posicionamento quanto a veículos movidos com combustíveis alternativos", destaca José Goes, gerente de Negócios Internacionais da Marcopolo.


O Torino Low Entry movido a GNV conta com sistema de ar-condicionado Valeo CC355, itinerário eletrônico, rampa manual para total acessibilidade, dois espaços para cadeirantes e 31 poltronas oferecendo muito conforto para os passageiros.

Segundo dados da Scania, o veículo movido a GNV chega a ter custo operacional 37% menor se comparado ao convencional movido a diesel. O nível de ruído emitido é consideravelmente menor, proporcionando mais conforto, robustez, durabilidade e autonomia de 290 quilômetros.
FONTE: Marcopolo
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA