Facchini

Começam a valer novas regras para carga e descarga em Belo Horizonte

EM/Leandro Couri
Começou a valer nesta quarta-feira, 5 de junho, novas regras para a carga e descarga de veículos na área central da capital mineira. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, as medidas tem como principal objetivo otimizar o uso das vagas na região central. 

Dentre as novidades que passaram a valer a partir de hoje (5), está a implantação de um sistema de Rotativo Digital para as vagas destinadas as operações de carga e descarga. Sistema semelhante ao que já vêm sendo utilizado pelo cidadãos belo-horizontinos que utilizam as vagas destinadas aos veículos particulares. 

De acordo com órgão municipal, a partir agora, ao estacionar nessas vagas, o motorista deverá fazer a ativação em um dos aplicativos de Rotativo Digital disponíveis. Não será preciso comprar créditos, pois o estacionamento nas áreas de carga e descarga continua gratuito. Já o tempo máximo de permanência será de uma hora.

Segundo o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, o objetivo é facilitar a vida de quem usa o estacionamento. “Com essa medida, estaremos multiplicando as oportunidades de estacionamento para operações de carga e descarga, evitando assim a ocorrência de fila dupla”, explica o diretor.


Na avaliação dos órgãos municipais responsáveis pelo trânsito na capital mineira, se respeitada a permanência de uma hora, as 2.656 vagas da capital vão viabilizar 36.387 oportunidades de estacionamento por dia.

Ainda segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a novidade que passou a valer hoje será exigida das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. O horário de uso e o tempo de permanência constam nas placas de regulamentação das vagas de carga e descarga. A partir do dia 19/6, o uso do rotativo digital será expandido para as demais áreas de carga e descarga de Belo Horizonte. 

Como usar o Rotativo Digital nas vagas de Carga e Descarga
Baixe um dos aplicativos credenciados (confira a lista) e faça o cadastro. Ao cadastrar o veículo do tipo “carga e descarga”, o usuário já está apto para ativar o rotativo nas vagas.
Na página da BHTrans, estão disponíveis informações sobre o Rotativo Digital e também as regras de circulação de carga e descarga da capital.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: PBH
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA