Facchini

DNIT intensifica esforços para resolver problemas de trafegabilidade na BR-316/MA

G1/Globo
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalha para garantir a trafegabilidade na rodovia federal da BR-316, principal ligação entre o Norte e o Nordeste do país. Mesmo diante de um período de muitas chuvas na região, a autarquia não tem medido esforços para melhorar as condições da estrada e diminuir os atoleiros na região.
Desde o início da semana, funcionários da empresa ESSE, contratada pelo DNIT, têm usado pedra granítica, mais conhecida como rachão, além de pó de brita para amenizar os efeitos causados pela chuva. 
Um dos pontos prioritários está na altura do quilômetro 41, no município de Junco do Maranhão (MA). O local precisa de uma atenção especial para não virar atoleiro de carros e caminhões. Graças às ações do DNIT, desde o início da semana não foram registrados mais casos de veículos parados por conta do lamaçal.
Emergência 
No fim de abril, o DNIT iniciou um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para declarar estado de emergência e dispensar a contratação por licitação. Assim, a autarquia espera resolver o problema nos locais mais críticos.
Com o uso de equipamentos adequados, além do rachão e do pó de brita, não ocorrerão mais atoleiros na região. Mas o DNIT reforça que a solução definitiva dos problemas depende do término das chuvas, pois os locais para se guardar os materiais estão com os acessos intransitáveis.
FONTE: DNIT 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA