Facchini

Randon New R

VW Caminhões e Ônibus inaugura segunda linha de montagem no México para ônibus MAN

Divulgação/VW Caminhões e Ônibus
Na esteira das comemorações de seus primeiros 15 anos no México, a montadora acaba de inaugurar sua segunda linha de produção no país para os chassis MAN RR3 19.360/19.480 e RR5 26.480, voltados ao mercado de ônibus rodoviários e de fretamento.

Com um investimento de € 1,5 milhão e como parte de sua estratégia de crescimento, a nova linha vai ocupar numa área de 900 metros quadrados , dentro dos 18.720 metros quadrados que a fábrica de Querétaro tem, para montar plataforma de ônibus MAN. Esta estrutura traz tecnologia de ponta, gerando 42 empregos diretos para operá-la.

A linha 2 de Querétaro conta com seis estações de trabalho, com capacidade de montar um chassi por dia, com 12 colaboradores, entre eles uma mulher como operadora, dois profissionais de logística e um inspetor de qualidade.

Os chassis MAN RR3 19.360/19.480 e RR5 26.480 que serão produzidos vêm com motor MAN D2066 EEV, com seis cilindros, que variam entre 400 e 480 cavalos de potência, dotados de tecnologia Euro 5 e caixa de transmissão TipMatic de 12 velocidades.

Em cada um dos postos de trabalho da linha, a operação é minuciosa, cumprindo o protocolo de produção do veículo e as normas de qualidade do grupo em nível mundial. Quando a unidade completa todas as etapas, é feita uma inspeção final validando todo o processo registrado.

Após a montagem do chassi, a unidade passa por um processo de encarroçamento que tem como resultado final um ônibus de 15 metros de comprimento. Ao fim desse trabalho, são instalados os sistemas de segurança e assistência da mais nova geração (ACC, LGS, EBA), que são testados para avaliar seu pleno funcionamento.


Os encarroçadores homologados pela MAN para estas plataformas são a Marcopolo, a Ayats e a Irizar, em suas versões de piso simples ou duplo, desde 13 até 15 metros de comprimento.

“Nosso chassi MAN RR5 26.480 nasce otimizado para a fabricação de ônibus de dois andares, o que representa uma vantagem em termos de segurança, conforto e desempenho, tornando-se o chassi preferido dos transportadores mexicanos, como o Grupo IAMSA, sendo o ônibus de piso duplo mais vendido no país”, aponta Leandro Radomile, diretor geral da Volkswagen Caminhões e Ônibus no país.

O pós-vendas também é um diferencial. “Contamos com um armazém central de peças de onde distribuímos a todo o país, através de nossa rede de concessionárias, para prestar o suporte necessário. Contamos com técnicos regionais com unidades móveis, cobertura de nossa rede de concessionários e em breve seis deles qualificados como MAN Bus Center para dar a atenção certificada e prestar a manutenção solicitada”, comenta Miguel Vallejo, diretor comercial.

Como opção se oferece um esquema flexível de contratos de manutenção em que a montadora se ajusta às necessidades dos clientes, prestando um serviço integral que pode ir desde a prevenção até um serviço de ponta a ponta, incluindo reparos corretivos e relatórios de telemetria para medir a performance do veículo e a administrar a frota, programando e prevenindo ações de manutenção.

Os ônibus MAN contam com garantia de dois anos para o trem de força e um ano para todos os componentes do chassis, sem limite de quilometragem.
FONTE: MAN Latin América 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA