Facchini

Alcoa desmente a proibição do uso de rodas de alumínio em caminhões

Por meio das redes sociais, a Alcoa Rodas, marca pertencente a ARCONIC, desmentiu um boato sobre o uso das consagradas rodas de alumínio que circulava pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens ao longo dos últimos dias. 

Segundo a publicação compartilhada em centenas de grupos, o uso das rodas de alumínio em caminhões, implementos e ônibus foi proibido após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alegar que o reflexo das rodas quando em contato com a luz solar ofusca os motoristas e provoca acidentes. 

Apesar do caráter absurdo e completamente sem fundamento, a publicação causou bastante indignação e revolta entre os profissionais do transporte, fazendo com que muitos procurassem a própria fabricante de rodas para esclarecer as informações. 

Em nota oficial, a Alcoa Rodas confirmou que a é falsa, destacou a falta de fundamentos técnicos e legais nas publicações e reforçou o constante uso incorreto das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. Segundo a empresa, os canais de comunicação gratuitos seguem sendo utilizados para a divulgação de informações falsas. 

"A Arconic, fabricante mundial das rodas forjadas de alumínio Alcoa®, vem através deste comunicado informar que tais mensagens não possuem quaisquer fundamentos técnicos ou legais e constituem exclusivamente uso de canais de comunicação gratuita para difundir falsas informações", diz a empresa em trecho do comunicado. 


Ainda segundo a Alcoa, todas as rodas de alumínio fabricadas pela empresa possuem certificação do INMETRO, órgão governamental responsável por atestar a qualidade e a segurança do produto no mercado. Além disso, as rodas continuarão a ser comercializadas normalmente através da rede de distribuição da própria empresa e de fabricantes de veículos e implementos. 

Por fim a Alcoa Rodas destacou o emprego dos mais rígidos padrões mundiais de qualidade durante todo o processo produtivo, afim de garantir máxima qualidade a todo os clientes.

Benefícios aos transportadores 
Além de aprimorar a estética dos veículos, as rodas de alumínio garantem uma redução de 3% do consumo de combustível e de 10% do desgaste dos pneus. Durabilidade, leveza e resistência são outras características marcantes das rodas de alumínio. Segundo a Alcoa as rodas forjadas em alumínio são 50% mais leves e 5x mais resistentes quando comparadas as rodas fabricadas em aço, o que se traduz em maior capacidade de carga, e podendo até uma 1 tonelada dependendo da configuração do veículo.

LEIA: Como cuidar e garantir o brilho das rodas de alumínio?

Confira na íntegra o comunicado da Alcoa: CLIQUE AQUI

Confira na íntegra a publicação falsa: 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA