Facchini

TOHAP 7502 6x6: O novo gigante russo da mineração

Atenta ao grande potencial econômico das regiões árticas e a demanda por equipamentos que suportem condições severas de operações, a TOHAP, fabricante russa especializada produção de caminhões e implementos para o segmento de mineração, apresentou no fim de 2018 o TOHAP 7502. 

Composto por um cavalo-mecânico com motor Cummins QSK19 de 19 litros e 760 cavalos de potências, transmissão automatizada Allison 6620, tração 6x6 e dois semirreboques basculantes de 9 metros com sistema de descarga lateral, o TOHAP 7502 tem capacidade para transportar até 126 toneladas, 39,5 metros cúbicos em cada semirreboque. Já o peso bruto técnico é de 198,5 toneladas. Quando vazio, o conjunto é capaz de atingir velocidade máxima de 65 km/h e até 45 km/h quando totalmente carregado.


O gigante russo conta ainda com dois tanques de combustíveis com capacidade para até 610 litros/cada, suspensão de cabine composta por 4 bolsas de ar, isolamento térmico e acústico, geladeira, banco com suspensão a ar, espelhos retrovisores com sistema de aquecimento e dois aquecedores independentes para garantir o máximo de conforto do motorista durante as operações nas regiões árticas. De acordo com a TOHAP, o modelo é capaz de operar sob temperaturas que variam de - 70 a 75 º C. 

Ainda segundo a fabricante russa, o veículo foi projetado especialmente para o transporte de rochas em minas a céu aberto, especialmente no norte do país. A primeira unidade foi entregue a Alrosa e já está em operação na mina de diamantes de Verkhne-Munskiy, na região de Yakutia. De acordo com o Ministério de Recursos Naturais da Federação Russa, o potencial de recursos minerais dessa região é de mais de 80 trilhões de rublos. 
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA