Facchini

Finlândia autoriza a circulação de conjuntos com até 34,5 metros e 76 toneladas

Após cerca de seis anos de testes, as autoridades finlandesas autorizaram a circulação de conjuntos com até 34,5 metros (11 eixos) e peso bruto total combinado (PBTC) de 76 toneladas. A autorização entrará em vigor na próxima segunda-feira, 21 de janeiro de 2019. 

A novidade no transporte rodoviário de cargas da Finlândia não se restringe apenas a uma simples autorização. Para a circulação com comprimento superior aos 25,25 metros que até então era o limite máximo e comum em configurações do tipo LHV (Longer Heavier Vehicles), popularmente conhecidas como bitrens no Brasil, os cavalos mecânicos deverão ser equipados com uma série de dispositivos de segurança, como por exemplo, sistema de freios de emergência, sistemas de câmeras e sensores de faixa de rolagem. 


Dentre as vantagens dos novos conjuntos de 34,5 metros está a versatilidade e capacidade de carga entregue principalmente em operações com contêineres, graças a possibilidade de transportar até duas unidades de 45 pés. 
  
As novidades não restringem apenas ao novo comprimento. Autoridades finlandesas também avaliam elevar o peso bruto total combinado (PBTC) para 100 toneladas, além de autorizar a circulação de semirreboques com até 19 metros de comprimento. Ambas as configurações também seguem em testes operacionais e de desenvolvimento.
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA