Facchini

Randon New R

Atego brasileiro chega à Colômbia para coleta de resíduos e limpeza urbana

A Daimler Colômbia venceu recentemente uma licitação para a renovação de frota destinada à coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana de Bogotá, capital e maior cidade do país. Como resultado, 60% dos novos caminhões são Mercedes-Benz, entre eles 39 unidades do Atego 1729 (Euro 5) produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Os Atego fabricados no país foram vendidos para as operadoras LIME e Bogotá Limpia, reforçando o reconhecimento do mercado colombiano aos veículos Mercedes-Benz, que são referência nas operações locais de limpeza pública devido à qualidade, força, robustez, resistência e rentabilidade.

Foram mais de dois anos desde a publicação da licitação para a renovação de veículos na cidade Bogotá. Durante esse período, a Daimler Colômbia realizou um trabalho abrangente para fornecer uma solução completa e rentável para as operadoras que venceram a licitação. Além da força da marca e do suporte de peças e serviços, pesaram a favor dessa Empresa a experiência nessas atividades, conhecimento das necessidades de seus clientes e de suas operações.

"Em Bogotá, já temos experiência com caminhões Mercedes-Benz para a coleta de resíduos sólidos. Nos reunimos então com as empresas para determinar suas novas necessidades e configurar os veículos. Viajamos por todo o país, entendendo melhor as operações. Da mesma forma, entramos em contato com motoristas, para conhecer suas opiniões. Eles são a nossa principal referência quando avaliamos os veículos, pois falam do conforto e da robustez dos modelos”, afirma Ángela María Parra, gerente de contas de Caminhões Mercedes-Benz, Freightliner e Fuso da Daimler Colômbia.


Mais do que um caminhão, uma solução para a cidade
A Mercedes-Benz é reconhecida mundialmente pelo alto padrão de tecnologia, inovação contínua e excelente desempenho de seus veículos. Além de todos esses atributos, a Daimler Colômbia agregou uma vantagem fundamental: o suporte aos clientes, do início ao fim do processo. Com uma equipe de produtos, logística, comercial, finanças e pós-venda, formou-se uma proposta que começou com o estudo da operação, passou pela análise e definição das configurações indicadas e resultou em uma oferta de peças e serviços alinhada às necessidades da operação.

"No caso da LIME, estivemos juntos em todo o processo de implementação da carroçaria, produção, engenharia e entrega final. Para compactadores de menor capacidade, equipamento amplirrol e varredores, usamos o Atego, um veículo 4x2 testado em países da América Latina, equipado com transmissão automática. Afinamos a configuração para alcançar o melhor desempenho com o menor impacto ambiental", diz Ángela María Parra.

"Estamos muito felizes em fazer essa entrega que, além de confirmar nossa liderança e o compromisso de fazer parte da solução das principais demandas de coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana de Bogotá e de outras cidades, também consolida nosso relacionamento e suporte aos clientes como Bogotá Limpia e LIME, entre muitos outros, que confiaram nos caminhões da nossa marca", destaca Marcos Araujo, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões Mercedes-Benz, Freightliner e Fuso na Daimler Colômbia.

“Também estamos muito satisfeitos com a venda de 39 caminhões Atego fabricados em São Bernardo do Campo, o que reafirma a qualidade dos veículos brasileiros que saem de nossa linha de produção para atender os exigentes mercados de exportação. Além dos Atego, foram vendidos 112 caminhões Actros, produzidos na Alemanha, para compor o pacote total de 151 veículos entregues à Colômbia”, ressalta Márcio Querichelli, diretor da Daimler Latina.

Linha de caminhões Atego para coleta de lixo
A Mercedes-Benz do Brasil oferece uma ampla linha de caminhões para coleta de lixo. Com entreeixos de 4.800 mm e motor OM 926 LA de 6 cilindros com 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, o Atego 1729 está apto para uso de compactadores de 19 m³. Além do câmbio mecânico de 8 marchas + 1 super reduzida, há como opcional a transmissão automática Alisson de 6 marchas.

Caminhão resistente e com baixo custo operacional, o Atego se destaca pelo chassi robusto e de fácil implementação, suspensão da cabina de quatro pontos para maior conforto e melhor isolamento de vibrações e absorção de impactos, escape vertical, freio a tambor com regulador automático de lonas, opção de banco central na cabina para um segundo acompanhante e tomada de força no motor ou no câmbio (apenas para o Atego 1729 com câmbio automático). O portfólio da Mercedes-Benz para coleta de lixo inclui também os Atego 1719 e 1726, ambos 4x2, que permitem o uso de compactadores de 15 metros cúbicos.
FONTE: Mercedes-Benz 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA