Facchini

Randon New R

Scania Transport Laboratory: Conheça a transportadora da montadora sueca

Ao contrário do que se pensa, além das atividades cotidianas de produção e comercialização de caminhões, ônibus e serviços, a Scania também possui uma transportadora, denominada Scania Transport Laboratory. 

Fundada em 2008 como uma extensão do departamento de pesquisa e desenvolvimento da montadora sueca, tem como objetivo permitir que os profissionais da marcam aprendam ainda mais sobre os desafios de seus clientes e como a lucratividade pode ser melhorada. Nos primeiros cinco anos, o laboratório reduziu o consumo de combustível em 20% e as emissões de carbono em 50% por tonelada transportada.

“Isto é sobre praticar o que pregamos. Não estamos pedindo a nossos clientes e à indústria em geral que façam algo que não estamos dispostos a fazer sozinhos”, afirma Jan Björklund, chefe do Scania Transport Laboratory.

Atualmente, a divisão da empresa conta com 45 caminhões e ônibus, dos quais 14 são cavalos-mecânicos para operações rodoviárias de longas distâncias que operam diariamente, entre as fábricas em Södertälje, na Suécia, e Zwolle, na Holanda. Ao longo de um ano, cada caminhão percorre aproximadamente 400.000 quilômetros, o que representa cerca de três vezes mais do que um caminhão percorreria no mesmo período em uma operação média de transporte. Isso significa que o laboratório oferece uma oportunidade única e rápida para a Scania testar e avaliar a qualidade e o desempenho do veículo. 


De acordo com a montadora sueca, é fundamental testar teorias sobre análise e planejamento de fluxo como meio de remover resíduos do sistema de transporte, bem como treinamento de motoristas. “Um dos principais aprendizados para nós é o efeito do planejamento e do treinamento dos motoristas. Vemos que isso funciona e que ajustes relativamente pequenos têm grande impacto. Por exemplo, reduzir a velocidade de 90 para 80 km / h nas operações de longa distância reduz o consumo de combustível em 10%, enquanto a perda de tempo comparativa é de apenas 1% ”, diz Björklund.

Neste ano (2018), toda a frota do Scania Transport Laboratory passou a operar com combustíveis alternativos que reduzem as emissões de carbono em mais de 95%.


TEXTO: Lucas Duarte

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA