Facchini

CAT 798 AC: Caterpillar apresenta o maior caminhão com acionamento elétrico do mundo

A Caterpillar expandiu este mês a sua linha de caminhões fora-de-estrada com a apresentação de dois novos modelos elétricos, o CAT 796 AC e o CAT 798 AC, o maior caminhão com acionamento elétrico do mundo. 

Com capacidade de carga útil de até 372 toneladas (capacidade técnica 410t) quando equipado com pneus 59/80R63, o CAT 798 AC se une ao consagrado CAT 797F na categoria de até 400 toneladas, modelo que recentemente atingiu a marca de mil unidades produzidas e comercializadas em todo o mundo e que até então era o caminhão com maior capacidade de carga produzido pela Caterpillar. Já o inédito CAT 796 AC conta com capacidade de carga útil de até 360 toneladas. 

Tanto o CAT 796 AC quanto o CAT 798 AC, são equipados com o mesmo trem de força AC dos modelos Cat 794 AC e Cat 795 AC que já operam há cerca de cinco milhões de horas, número que confirma o sucesso e as vantagens operacionais do sistema elétrico em operações de mineração. 

Equipados com o motor diesel Cat C175-16, responsável pela produção de toda a eletricidade, os modelos apresentam com grande diferencial a presença de um software que permite o ajuste da potência dos veículos de acordo com as metas de produção ou para trabalhar em frotas mistas. O moderno sistema oferece duas opções de potência, 2.312kW (cerca de 3100 cv) ou 2.610kW (cerca de 3.500 cv).


No quesito segurança, os novos caminhões fora-de-estrada Caterpillar também não deixam a desejar. Ambos contam com freios a disco nas quatro rodas, arrefecidos a óleo, bem como frenagem dinâmica para manuseio estável e rápida parada. Excelente capacidade de retardo, frenagem combinada e Sistema de Controle de Tração CAT  que ajudam a aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança.

Outro grande destaques dos novos modelos Caterpillar é a facilidade de manutenção. O design modular permite a fácil remoção e instalação de componentes. O motor, o alternador de tração, o inversor, a grade e os comandos finais podem ser removidos de forma independente. O alternador de tração e as plataformas inversoras opcionais permitem ainda inspeções, diagnósticos e trocas de componentes de forma fácil e rápida, reduzindo de forma significativa os tempos de para e aumentando o tempo de operação. 

Segundo a fabricante de equipamentos pesados, Ambos os caminhões estarão disponíveis no segundo trimestre de 2019, mais precisamente a partir do mês de junho. 
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA