Facchini

Caminhões elétricos Volvo farão parte de projeto inovador nos Estados Unidos

Numa ação conjunta entre Grupo Volvo, Departamento de Gestão da Qualidade do Ar na Costa Sul da Califórnia e líderes da indústria de transportes e infraestrutura de recarga elétrica, caminhões totalmente elétricos Volvo entrarão em operação no estado americano já no ano que vem.

A comissão de recursos do ar da Califórnia alocou USD 44,8 milhões para o projeto Volvo LIGHTS (Low Impact Green Heavy Transport Solutions / Soluções em Transportes Pesados com Baixo Impacto Ambiental, em português). A ação envolverá 16 parceiros, incluindo dois dos principais frotistas de caminhões dos Estados Unidos.

O Volvo LIGHTS é parte dos investimentos climáticos da Califórnia, uma iniciativa estadual que destina recursos para a redução de emissões de gases de efeito estufa, reforçando a economia e melhorando a saúde pública e o meio ambiente.


“Este é mais um passo importante em direção à nossa visão de zero emissões. Estamos convencidos de que caminhões elétricos serão fortes promotores de transportes sustentáveis. Temos orgulho em contribuir com o conhecimento do Grupo Volvo para essa inovadora parceria público-privada”, diz Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.

As unidades de demonstração serão baseadas na tecnologia do caminhão Volvo FE Electric, apresentado pela Volvo Trucks em maio e que começa a ser comercializado na Europa em 2019.

“Esta é uma excelente oportunidade para demonstrar o potencial da eletrificação de ponta a ponta”, afirma Peter Voorhoeve, Presidente da Volvo Trucks North America.  “Desde a coleta de energia solar nas instalações de nossos clientes, passando pela disponibilidade dos veículos para o trabalho, até o potencial para reutilização posterior das baterias, este projeto fornecerá dados extremamente valiosos para todos os envolvidos”, assegura.

Várias tecnologias inteligentes (smart) serão aplicadas – incluindo o diagnóstico remoto, geocercas e a plataforma de gestão de serviços conectados da Volvo – para monitorar o desempenho dos caminhões e maximizar a disponibilidade dos veículos.

O projeto Volvo LIGHTS é um exemplo das novas formas de parceria público-privadas possibilitadas pela eletrificação do transporte em caminhões. São iniciativas que trazem benefícios para a qualidade do ar, reduzem o ruído do trânsito, bem como os congestionamentos durante os horários de pico, já que as operações podem ser realizadas com mais silêncio e sem emissões de escapamento durante a noite e a madrugada.

Dados
- A Volvo Trucks terá oito unidades de demonstração elétricas, com diferentes configurações, na Classe 8 (Tara +15 toneladas). Além disso, mais 15 unidades pré-comerciais estarão em operação em toda região da costa sul da Califórnia.
- Além das baterias dos caminhões, o projeto também integrará outros equipamentos elétricos como estações de recarga e geradores fotovoltaicos de energia.
- Estima-se que o projeto reduzirá em 3,57 toneladas as emissões de poluentes (poluentes do ar definidos) e 3.020 toneladas de gases de efeito estufa por ano.
FONTE: Volvo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA