Cidinho Santos referiu-se aos boatos que circularam pelas redes sociais durante o final de semana, dando conta que a categoria entraria novamente em greve devido ao aumento de 13% no preço do óleo diesel. O parlamentar ressaltou que as falsas notícias provocaram filas em postos de combustíveis em diversas partes do país, o que no seu entender, deu "efetividade à chantagem", pois o governo cedeu e reajustou também a tabela do frete.
— A reivindicação dos caminhoneiros em relação aos aumentos no diesel é justa, mas sou contra o tabelamento do frete como solução. Ao final, encarece a logística pro produtor, que não tem outra saída a não ser repassar para o preço final. O fato é que hoje há mais oferta que demanda por frete, e a conta está sendo passada pro consumidor pagar — criticou.
Para o senador, a intervenção estatal nessa relação de mercado deveria se dar, no máximo, na definição de preços de referência para o frete, preservando a livre concorrência. Cidinho lembra que muitas empresas já vêm optando pela formação de transportadoras próprias, o que poderá causar um grande prejuízo aos caminhoneiros autônomos. Ele citou ao final uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que aponta que 55% das empresas repassarão o crescimento dos custos aos consumidores, em um efeito-cascata que aumentará a cesta básica em 12%.
FONTE: Agência Senado
FONTE: Agência Senado
pois é, e a Petrobrás, pratica o que? Caridade? Não entendo porque só a classe dos caminhoneiros é que inflaciona o país! Tira-se a alta carga de impostos em todo setor produtivo e já era a inflação. Realmente a corda só estoura para o lado mais fraco. Lamentável comentário desse senadorzinho de quinta categoria.
ResponderExcluirÉ claro q se eles aumenta o diesel como podemos manter um frete de misgaia sem ter reajuste ? Lamentável !!
ResponderExcluirSENADOR Cidinho Santos (PR MT) compra um caminhao e vai trabalhar para dar sustento aos seus familiares .
ResponderExcluirIsso é mais um vagabundo sem noção,um FDP que senta o cu na cadeira da câmara e não sabe quanto custa pra manter a manutenção de um caminhão.
ResponderExcluir