Facchini

Volvo FH 460 com sistema diesel-gás é destaque na Fenasucro 2018

Presente nesta semana na 26ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro & Agrocana), em Sertãozinho, São Paulo, a GasBrasiliano apresenta como principal destaque um Volvo FH 460 equipado com o sistema diesel-gás. 
Movido a gás natural veicular (GNV) e diesel, atualmente o modelo circula em uma rota entre Matão e o Porto de Santos no transporte de suco de laranja. Os testes acontecem em parceria com a Morada Transportes e a Citrosuco, maior produtora global de suco concentrado de laranja.
Além da apresentação da tecnologia que tem como objetivo ajudar a reduzir custos no transporte com veículos pesados e diminuir a emissão de CO2, a GasBrasiliano também participou de palestras em torno do assunto. 
Nesta quinta-feira (23) o gerente de marketing da GasBrasiliano, Alexandre Furlan Schoubek, apresentou a palestra “Dê um gás na sua economia. Sistema diesel-gás”. Dentre os assuntos abordados estão os testes e resultados do acordo para uso de tecnologia diesel-gás em caminhões do setor sucroenergético.
O acordo foi firmado na edição da Fenasucro de 2017 e envolveu a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), a GasBrasiliano, a usina São Martinho, a Convergás Fuel System e a Mahle Metal Leve. Os testes foram realizados em um motor Mercedes-Benz de 440HP abastecido com Gás Natural Veicular (GNV).
Segundo Schoubek, a utilização de sistemas diesel-gás em veículos pesados tem sido aplicada mundialmente motivada pela redução de custo com combustível e significativo ganho em termos de emissão de gases de efeito estufa. Contudo, o mercado está em busca de informações quantitativas que possam direcionar investimentos pelos empresários na conversão de frotas. “Foi nesse cenário que a GasBrasiliano propôs à Arsesp a iniciativa dentro de seu programa anual de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e também firmou o acordo no ano passado com a São Martinho e o Centro Tecnológico da Mahle, em Jundiaí, referência nacional e internacional na homologação de motores, reconhecido pelo Inmetro em ensaios desta natureza.”, afirma.
Após resultados significativos e positivos na primeira fase de testes do sistema diesel-gás em caminhões, a GasBrasiliano incia agora a segunda fase, focada na validação do catalisador e possível otimização de todo o sistema. 

Serviço
Fenasucro & Agrocana 2018

Local: Centro de Eventos Zanini, Sertãozinho - SP
Data: 21 a 24 de agosto, das 13h às 20h

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: GasBrasiliano
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA