Facchini

Randon New R

Volvo CE apresenta novo caminhão articulado A30G com maior capacidade de carga

A Volvo Construction Equipment apresenta o seu novo caminhão articulado A30G. “É mais um avanço nos caminhões articulados, uma linha de produtos criada e sempre liderada pela Volvo”, declara Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.
Os novos caminhões A30G foram atualizados e trazem novidades e avanços tecnológicos. “Eles ficaram ainda melhores”, observa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. Voltado para trabalhos de infraestrutura, construção pesada, setor florestal, pedreiras e pequenas e médias minerações, o novo caminhão tem uma caçamba de 18 m³ e uma capacidade de carga de 29 toneladas métricas –  uma tonelada a mais que seu antecessor, num crescimento de 3,5%. “Feito com materiais mais leves, o A30G tem agora uma tara menor, garantindo também maior produtividade”, lembra o diretor.
Projetado para trabalhos pesados e difíceis, o A30G tem como opcional de fábrica o consagrado OBW (On Board Weighing), um sistema de pesagem de carga que garante maior produção por ciclo de trabalho. O OBW registra todas as cargas transportadas, proporcionando uma gestão completa da carga útil.

Confiável
As informações podem ser transmitidas via Caretrack, o sistema de telemática da Volvo, para análise dos gestores da frota. “Ele evita a ineficiência de transportar menos do que a carga nominal e os sobrecustos e impactos na durabilidade e confiabilidade consequentes de operar com sobrecarga de maneira constante”, explica Boris Sánchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE Latin America.
A unidade de carregamento recebe informações por meio de luzes indicadoras montadas do lado de fora da máquina, para atingir a carga nominal e avisar quando há sobrecarga. Luzes diferentes se acendem, dependendo da quantidade de carga.
O A30G introduz o novo Volvo Dynamic Drive, uma nova tecnologia que muda as marchas de forma mais inteligente. A transmissão inteligente Volvo leva em consideração também os aclives e declives por onde transita, assim como a carga na caçamba, para tomar a decisão de qual marcha usar na partida e posteriormente.
Quando as condições exigem, o sistema prolonga a marcha, garantindo o máximo de força de tração. “Este dispositivo torna o A30G ainda mais eficiente, com mais economia de combustível e trocas de marchas mais suaves”, destaca Sánchez.
Os novos articulados A30G chegam também com o Hill Assist (assistente de partida em rampas), um recurso que ajuda quando a máquina para em aclives acentuados. O Hill Assist é ativado pressionando-se o pedal do freio na posição parada, mantendo o caminhão em posição segura em rampas íngremes o tempo necessário. “É mais segurança na operação”, observa Capato.
Para dar ainda mais suporte ao operador e aumentar a sua segurança, a nova máquina chega ainda com o Dump Support System, um sistema de segurança durante o basculamento. Ele mensura as inclinações longitudinal e transversal, dando mais informações para o operador tomar melhores decisões durante o basculamento e aumentando a segurança na operação.
Outra inovação é o Econômetro, um mecanismo eletrônico que mostra ao operador qual foi o consumo de combustível nos últimos 10 ciclos de trabalho. “O operador monitora o próprio desempenho durante a jornada de trabalho, comparando as etapas e melhorando sua eficiência”, diz Sánchez.

Maior frenagem
Os eixos do A30G possuem freios encapsulados, isto é, são em banho de óleo de circuito fechado, exatamente iguais aos seus congêneres maiores A35G e A40G. Com essa alteração, aumentou ainda mais a capacidade e efetividade de frenagem nas mais diversas aplicações. “A efetividade de frenagem não é afetada, mesmo em condições adversas, como trabalhos executados em solos lamacentos, inundados ou sob chuva. O funcionamento e a capacidade do freio independem das condições no canteiro de obras”, observa o gerente.
Todos os corrimãos de acesso são na cor laranja, para destacar do amarelo e do cinza que caracterizam todo o caminhão. “Isto permite melhor visualização dos corrimãos, garantindo mais segurança e diminuindo a ocorrência de acidentes”, destaca Sánchez. O sistema de direção do articulado preserva suas características exclusivas. Ele proporciona ao operador total domínio sobre a máquina, com elevada força de direção nos terrenos mais difíceis, como, por exemplo, em solos lamacentos e com comportamento sempre proporcional, independetemente das rotações do motor, o que confere deslocamentos seguros e precisos em alta velocidade.
Com certificação Proconve MAR-I, o A30G tem motores turboalimentados, com comando eletrônico e seis cilindros, com torque elevado em baixa rotação. “São muito econômicos, com excelente desempenho, resposta rápida, sofrendo menor desgaste, garantindo longa vida útil”, enfatiza Sánchez. Eles garantem a melhor utilização da força e do torque, mesmo nas mais difíceis condições, integrando-se ao conversor de torque com a função bloqueio (lock-up) e a uma transmissão totalmente automática e adaptável.
FONTE: Volvo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA