Facchini

Volvo prepara série especial em comemoração aos 25 anos da linha FH

Com objetivo de celebrar os 25 anos da consagrada linha de caminhões FH, a Volvo relevou recentemente através das redes sociais uma nova série especial. Imagens divulgadas nesta semana, mostram pouquíssimos detalhes, como por exemplo, duas opções de cores, bordô (vermelho escuro) ou prata, com plaquetas de identificação que trazem a inscrição "25 years edition". 
Lançado em 1993 no mercado europeu e em 1994 no Brasil, a linha FH teve como base para o seu sucesso o foco no motorista e uma cabine revolucionária que o consagrou como o caminhão tecnicamente mais avançado do seu tempo.
Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks, vê o Volvo FH como a espinha dorsal da Volvo Trucks quando se trata de imagem, ao garantir lucratividade para os clientes e oferecer um local de trabalho de última geração para os motoristas. Ele lembra como a introdução ousada em 1993 marcou o início de uma época de muito sucesso para a Volvo Trucks.
"Estávamos chegando ao fim de uma recessão, mas decidimos dar um grande impulso. Isso provou ser um verdadeiro sucesso. Nós lançamos a FH na hora certa e tivemos o produto mais atraente quando a economia e o mercado de transporte voltaram a crescer", diz Claes Nilsson. 
Ao longo dos 25 anos que sucederam o seu lançamento, a linha FH passou por constantes aprimoramentos e introduções tecnológicas que revolucionaram o transporte rodoviário de cargas. Destaca-se a introdução de airbags em caminhões pela primeira vez em 1995, Sistema de Proteção de Frenagem Inferior (FUPS) em 1996, emprego de aços de alta resistência contra impactos na cabine, introdução da revolucionária caixa de câmbio I-Shift em 2001, sistema climático integrado I-park Cool, Direção Dinâmica Volvo em 2013) e o lançamento da versão FH LNG em 2017, movida a gás natural que garante o mesmo desempenho dos modelos a diesel, mas com uma redução significativa nas emissões de gases e consumo de combustível. 
Além de todas as revoluções tecnológicas, a linha FH também passou por mudanças significativas no design. Em seus 25 anos de história no transporte rodoviário de cargas, o modelo passou por três facelifts entre 1993 e 2008. Em 2012, o novo Volvo FH foi lançado e renovou completamente a linha. 
"Tivemos uma jornada realmente impressionante com a FH, e há muitas notícias emocionantes chegando. Dadas as novas tecnologias, estamos muito animados para continuar nossa jornada de sucesso junto com nossos clientes e seus motoristas", diz Claes Nilsson.
Com quase 1 milhão de unidades comercializadas em todo o mundo desde o seu lançamento, o Volvo FH é o único modelo a ser chamado de caminhão do ano por três vezes - 1994, 2000 e 2014. Quando lançado em 1993, a Volvo Trucks anunciou que o futuro está aqui. Um quarto de século depois, a empresa está convencida de que o Volvo FH ainda é o caminhão do futuro.
"Há tantas possibilidades de criar melhorias fantásticas. Vamos explorar todas elas para garantir que o Volvo FH continue a ser a primeira escolha dos motoristas e continue a gerar lucros para os nossos clientes. Sem revelar muito, é seguro dizer que os próximos anos serão ainda mais emocionantes do que os primeiros vinte e cinco ", finaliza Claes Nilsson.
TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA