Facchini

Randon New R

PRF flagra caminhão com quase sete toneladas de excesso na BR 101

Por volta das 6h15 de hoje (segunda), na BR 101 em Tubarão, policiais rodoviários federais flagraram um Ford/Cargo de Jaguaruna com 6.870 quilos de excesso de peso em uma carga de tijolos.
Durante a abordagem, em fiscalização de rotina, o motorista do veículo informou que não possuía nota fiscal da carga. Por não ter o documento fiscal, o caminhão e a carga foram pesados e foi constatado o excesso.
Somando a carga e o veículo, o Ford/Cargo poderia transportar no máximo 29 mil quilos de acordo com a configuração dos pneus, mas transitava com aproximadamente 37 toneladas, ultrapassando inclusive a capacidade máxima de tração (CMT), que é o peso máximo a ser tracionado de maneira segura, de acordo com a potência do motor, conforme o fabricante.
O veículo foi notificado pelo excesso de peso e por ter ultrapassado o CMT (32.000 kg), somando aproximadamente 5 mil reais em multas e foi liberado somente após o transbordo do excedente.
O excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo risco ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.
FONTE: PRF 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA