Facchini

PRF flagra caminhão com quase sete toneladas de excesso na BR 101

Por volta das 6h15 de hoje (segunda), na BR 101 em Tubarão, policiais rodoviários federais flagraram um Ford/Cargo de Jaguaruna com 6.870 quilos de excesso de peso em uma carga de tijolos.
Durante a abordagem, em fiscalização de rotina, o motorista do veículo informou que não possuía nota fiscal da carga. Por não ter o documento fiscal, o caminhão e a carga foram pesados e foi constatado o excesso.
Somando a carga e o veículo, o Ford/Cargo poderia transportar no máximo 29 mil quilos de acordo com a configuração dos pneus, mas transitava com aproximadamente 37 toneladas, ultrapassando inclusive a capacidade máxima de tração (CMT), que é o peso máximo a ser tracionado de maneira segura, de acordo com a potência do motor, conforme o fabricante.
O veículo foi notificado pelo excesso de peso e por ter ultrapassado o CMT (32.000 kg), somando aproximadamente 5 mil reais em multas e foi liberado somente após o transbordo do excedente.
O excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo risco ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.
FONTE: PRF 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA