Facchini

Randon New R

Mercedes-Benz realiza treinamento aos motoristas de caminhões Actros da TransJordano

A Mercedes-Benz é reconhecida no mercado por oferecer, já há 36 anos, treinamento para motoristas de empresas de transporte. Desde 1982, foram mais de 310.000 profissionais do volante e monitores treinados, sendo 2.350 apenas em 2017. São cerca de 5.000.000 de horas de atividades teóricas e práticas de cursos de técnicas de operação de caminhões e ônibus.
“Diante da constante evolução tecnológica dos veículos comerciais, o treinamento oferecido pela Empresa é um valioso diferencial de mercado da nossa marca, amplamente reconhecido pelos frotistas como valor agregado aos produtos”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “São muitos recursos à disposição do motorista e sempre chegam novas tecnologias ligadas a desempenho, economia, segurança e conforto, daí a importância desse suporte especializado disponibilizado a transportadores, para que seus motoristas utilizem todo o potencial de seu caminhão”.
O treinamento resulta num melhor desempenho e numa dirigibilidade mais econômica e segura, com mais produtividade para o profissional do volante e mais rentabilidade para os transportadores. É o que ocorre, por exemplo, com uma das principais empresas de transporte de combustível do País, a TransJordano, de Paulínia, no interior de São Paulo. “O cliente adquiriu 32 caminhões extrapesados Actros no segundo semestre do ano passado e já negociou mais 40 unidades para os próximos meses. Como decorrência, a Mercedes-Benz disponibilizou o curso de técnicas de operação para todos os motoristas que irão trabalhar com o Actros. ”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

“Papo de mulher no Actros” – motoristas e jornalistas pegam estrada
Alice Mara Presser e Sandra Maria Dias da Silva são motoristas da TransJordano que trabalham com o Actros e que participaram de treinamento aplicado pela Mercedes-Benz. Elas foram convidadas a dividir a boleia de seus caminhões com mulheres jornalistas, a fim de demonstrar suas habilidades ao volante, que destacam os conhecimentos adquiridos no curso. O papo de mulher na boleia também deu oportunidade para elas revelarem seus sentimentos com relação à vida na estrada.
Sandra Maria destaca que o Actros oferece um nível de conforto superior aos modelos concorrentes. “Isso se dá da seguinte forma: você tem espaço em altura interna e três compartimentos na parte de cima para acomodar suas bagagens, para que elas não fiquem soltas dentro da cabina. A cama é muito boa, eu já dormi dentro do caminhão. Além disso, há mais um compartimento embaixo da cama, o que ajuda para guardar outras coisas”.
Ela tem mais elogios para o Actros. “Ele dá estabilidade e a visibilidade é bem ampla”, diz Sandra Maria, que agradece a oportunidade de trabalhar como motorista. “Meu dia a dia eu percorro com fé e amor, com carinho e a esperança de ir e vir e estar sempre na ativa”.
A economia no consumo de combustível proporcionada pelo extrapesado Mercedes-Benz ganhou reconhecimento de Alice Mara. “O Actros faz uma média boa e isso nos ajuda, porque nós temos pontuação pela média. E isso é bom também para a empresa, porque favorece a rentabilidade”.
No aspecto conforto, o Actros também impressionou a motorista da equipe da TransJordano. “Gosto do conforto e do design. O banco do Actros abraça a gente, é bem confortável e macio”, diz ela. “O caminhão é a minha vida. Todo dia estou junto com ele, até mais tempo do que com a minha própria família”.
Num percurso rodoviário de cerca de 250 km, as jornalistas acompanharam a operação de transporte de combustível para a Raízen, desde Paulínia até Barra Bonita. Esta inédita ação de demonstração foi promovida com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher, que ocorre em 8 de março. Entre os executivos da Mercedes-Benz, estavam presentes Ari de Carvalho, Jaqueline Neves e Ebru Semizer.
Mercedes-Benz oferece serviços específicos para motoristas
Além do curso de técnicas de operação de caminhões e ônibus, o portfólio de peças e serviços da marca inclui outros itens especialmente voltados a motoristas. Este é o caso do Programa de Fidelidade e Recompensas da Mercedes-Benz, uma iniciativa pioneira entre os fabricantes de veículos comerciais que visa estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes.
Esse programa é voltado para proprietários, motoristas, gestores de frota e manutenção. A cada R$ 1,00 gasto com peças e serviços, o frotista ou o motorista autônomo ganha 1 ponto. Os pontos conquistados têm validade de 5 anos, a maior do mercado. O cliente pode utilizar a pontuação para ter descontos ou até mesmo isenção de pagamento em outras compras de peças e serviços. Além da pontuação, que se acumula conforme as compras de peças e serviços, o programa oferece outro reconhecimento chamado “estrelas”, que premia os participantes pelo relacionamento e a preferência pela marca, com acesso a benefícios exclusivos.
O programa também pode ser muito vantajoso para o autônomo numa parceria estabelecida com o TruckPad. Conforme o volume de estrelas, o motorista poderá ser classificado como TruckPad Black, tendo prioridade nos fretes disponíveis, pois isso indica que fez as manutenções e revisões no concessionário e utilizou peças e serviços da marca.
A linha de acessórios da Alliance Truck Parts também oferece muitos atrativos para o motorista. Isso permite que o cliente configure a cabina do caminhão com itens que valorizem ainda mais o conforto e o bem-estar do motorista, contribuindo assim para maior produtividade no dia a dia de trabalho. Itens como TV e geladeira, por exemplo, proporcionam mais satisfação aos motoristas de caminhão, especialmente para aqueles que cumprem rotas de longo percurso e fazem da cabina seu local de descanso ou dormitório. Comodidades como essas fazem da cabina uma extensão da sua casa.
Os motoristas que têm veículos com qualquer Plano de Manutenção da Mercedes-Benz, quando chegam a um concessionário, não precisam realizar abertura de cadastro e avaliação de crédito. Isso permite maior agilidade no atendimento do veículo. Para os motoristas que têm os Planos de Manutenção Select, Select Plus ou Complete, mesmo após a garantia, eles podem contar com o guincho do 0800 em qualquer lugar no Brasil.
Para os motoristas que têm Fleetboard fica ainda mais fácil pilotar bem. Com a ferramenta de telemetria, é possível identificar os principais pontos de melhoria na condução, como a forma de acelerar, uso dos freios, e piloto automático, além das funcionalidades já existentes nos caminhões da marca. Tudo isso colabora para uma redução nos custos com diesel, além de evitar desgaste prematuro de peças.
FONTE: Mercedes-Benz 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA