PRF começa a multar caminhoneiros que utilizam cordas para amarração de cargas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a fiscalizar a amarração de cargas em rodovias federais de todo o país. Em Goiás, por exemplo, os primeiros caminhoneiros flagrados descumprindo as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já foram multados e orientados a regularizar a situação. 
Em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2018, a Resolução nº 552 estabelece uma série de regras para a amarração de cargas, como por exemplo, os pontos corretos de fixação e dispositivos autorizados e proibidos. 
Um dos pontos mais polêmicos e que tem pegado muitos motoristas desprevenidos é a proibição da utilização de cordas para a amarração das cargas. De acordo com o texto da publicação, fica autorizado apenas uso de cintas têxteis, correntes e cabos de aço, com resistência total a ruptura por tração de, no mínimo 2 vezes o peso da carga. Já as barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços, mantas de atrito, separadores, bloqueadores e protetores poderão ser utilizados como dispositivos adicionais. 
Vale destacar ainda que a Resolução nº 552 do Contran autoriza o uso de cordas apenas para a  fixação da lona de cobertura, quando exigível.
Segundo a PRF, a medida é para dar mais segurança. “Você vê a estrutura da corda, com o tempo ela vai soltando, ela é muito flexível. Com o tempo, o próprio atrito com a carroceria, com parafuso, com partes mais rígidas. Quando arrebenta, a carga fica toda vulnerável. Aí é a hora que a gente corre risco do acidente, uma caixa cai”, explicou o inspetor Jander Costa.
Conforme previsto na própria Resolução, os motoristas flagrados desrespeitando as novas exigências estão sendo orientados sobre as novas regras, multados em R$ 195,00 (infração grave, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e tendo os veículos retidos para regularização da situação. 
Foram necessários 18 anos para que a regulamentação da amarração de cargas fosse definida. Vale ressaltar ainda que as novas exigências além de visar a própria segurança do condutor do veículo de carga, garante também maior segurança para os condutores e passageiros dos demais veículos em circulação. 

LEIA: Entram em vigor as novas regras para amarração de cargas 

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 

Postar um comentário

28 Comentários

  1. Só bairro ver agora uma resolução, para amarrar os motoristas ! Que absurdo é este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser multado, é só cumprir a legislação.

      Excluir
    2. Como vão amarrar uma carga de melancia ou abacaxi?

      Excluir
    3. Acho eu q do mesmo jeito. E depois de amarrado. Passar as cintas. Nada demais. Ou transpostar somente em graneleiro.

      Excluir
  2. Nao tem mais oq inventar para nos multar!

    ResponderExcluir
  3. Vamos passar todos a usar baú
    A vamos ver em que vai multar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai vão dizer que não pode ser quadrado..pois tem cantos que podem machucar

      Excluir
  4. Enquanto tiver caminhoneiro autónomo otario que aceita tudo calado e trabalhar cm frete baixo e diésel caro ...tem que si fuder msm ..eu acho e pouco ..Si nao mudar mentalidades vcs vao morrer de fome e trabalha de graca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tú? faz o que da vida ? Começando pelo vosso português que é péssimo.... prefiro nem terminar. Boca suja desrespeitoso !

      Excluir
    2. Queria ver você morrer de fome pra ver que vida de caminhoneiro não é fácil em primeiro lugar você deve ter respeito pelos caminhoneiros pq você precisa deles pra poder comer e segundo lugar você não tem direito de falar nada pq até você não sabe o que é ficar longe dos filhos e da família então mais respeito aos caminhoneiros pq sem eles tu não estaria com alimentos em sua casa

      Excluir
    3. Queria ver você morrer de fome pra ver que vida de caminhoneiro não é fácil em primeiro lugar você deve ter respeito pelos caminhoneiros pq você precisa deles pra poder comer e segundo lugar você não tem direito de falar nada pq até você não sabe o que é ficar longe dos filhos e da família então mais respeito aos caminhoneiros pq sem eles tu não estaria com alimentos em sua casa

      Excluir
    4. Eu acho qui vc não tem noção do qui vc está dizendo seu besta tenho caminhão não tenho divida levo a vida qui sempre sonhei porém eu respeito a todos pramim dono de caminhão ou motorista pramim SOMOS iguais todos nós precisa um do outro

      Excluir
    5. Sempre tem um asno pela saco de patrao pra falar asneira, os primeiros a baixar a cabeça sao os empresários .que pagam um mote de impostos e encagos pra manter asnos como vc empregado e nao reclamam aceitam tudo.

      Excluir
  5. Enquanto tiver caminhoneiro autónomo otario que aceita tudo calado e trabalhar cm frete baixo e diésel caro ...tem que si fuder msm ..eu acho e pouco ..Si nao mudar mentalidades vcs vao morrer de fome e trabalha de graca

    ResponderExcluir
  6. É importante também lembrar que a maioria dos caminhões com carroceria aberta deverão passar por adequação de reforço e instalação de pontos para amarração de cargas, pois a quase totalidade só tem pequenos ganchos para amarrar lona. Consequência, as estradas tem grande quantidade de acidentes também provocadas por cargas soltas. Uma verdadeira carnificina.

    ResponderExcluir
  7. Manda esses cara que aprovou a lei canga a família dele e buscar alimento nas costas jumento

    ResponderExcluir
  8. Já parei meu caminhão e vou colocar a venda e tô trabalhando de empregado e todo dia tô com minha familhae aqora vem esses politicos safados matar os caminheiros obrigando todos comprar cinta e quem será que tá lugrando com as vendas das cintas e mais uma vez nós caminhoneiros queso sofremos com isso?

    ResponderExcluir
  9. Deus tenha misericórdia de nós caminhoneiros e toque no coração do presidente polsonaro e nos socorra nos aliviando e que Deus esteja a Frende derramando suas bênçãos sobre nós caminhoneiros.

    ResponderExcluir
  10. Fica quieto otário,n nã tem o que dizer não fala nada,panaca!!!

    ResponderExcluir
  11. preferia que voltasse os trens e parasse de depender somente de caminhão nas estradas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo, aí muita gente iria disputar sua vaga de emprego, pois tem muitos motoristas de caminhão que tem nível superior, aí pense em vc perdendo sua vaga de trabalho para um ex caminhoneiro?! Pensou ?

      Excluir
  12. Vamos ter de usar Baús então, meu deus, so falta multar por tomar coca cola!

    ResponderExcluir
  13. Nos anos que se passaram 50 40 anos atrás elas serviram agora vem fala que ela se solta faz favor inventa outra desculpa mais não cansa minha blz

    ResponderExcluir
  14. Amarra as guampa de quem botou essa lei pelo amor de Deus cara isso é um absurdo eu vi a vida toda esse metomé das cordas eos camioneiros são competentes pra fazer amaracama pra seguir a viagem

    ResponderExcluir
  15. Quero ver amarrar uma carga de melancia com cintas

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente uma palhaçada.Quem eles deveriam multa prender eles não o fazem,que seriam os nossos(_-----).

    ResponderExcluir
  17. Frnkiiiiinnnnn tú comeu merda vencida, foi ???

    ResponderExcluir
  18. Mais uma lei inútil para fuder a vida dos guerreiros da estrada....
    Pra ajudar nada aparece mas para prejudicar não param de inventar.....

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.