Facchini

Nos 20 anos da Sprinter no Brasil, Mercedes-Benz retoma liderança de mercado

A Mercedes-Benz tem duplo motivo para comemorar o sucesso da linha Sprinter no Brasil. Em 2017, ano em que comemorou 20 anos da presença desta linha de veículos no País – com cerca de 126.000 unidades vendidas nestas duas décadas – a Empresa retomou a liderança de mercado na categoria de Large Vans após 10 anos.  
“Além de retomar a liderança, com 36,7% de participação de mercado e 6.327 unidades emplacadas em 2017, fomos a única marca entre os principais concorrentes a registrar crescimento no volume de vendas em relação ao ano anterior, 31% a mais, enquanto o mercado como um todo teve queda de 5%”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “E mais: em apenas cinco anos, aumentamos nosso market share em mais de 21 pontos percentuais, saltando de 14,9% em 2012 para 36,7% em 2017”.
O executivo credita o êxito da linha Sprinter no País ao seu elevado padrão de tecnologia, qualidade, desempenho, segurança e conforto, bem como, pelo excelente custo operacional e custo/benefício. “Somente por essas vantagens, já vale muito investir na Sprinter”, ressalta Philipp Schiemer. “Mas os veículos dessa nossa família de comerciais leves oferecem mais ganhos aos clientes, porque são amplamente reconhecidos pelo ótimo valor de revenda e pela maior liquidez, porque têm grande procura, pois são os mais desejados da categoria”.
Na avaliação de Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil, o crescimento da Empresa nesse segmento reflete o atendimento especializado e cada vez mais focado nos negócios de comerciais leves, tanto por parte da fábrica, quanto da Rede de Concessionários, com destaque para o atendimento exclusivo dos Vans Centers. “Isso também é fruto da parceria com o Banco Mercedes-Benz, que nos ajuda a oferecer condições atrativas para aquisição de veículos por nossos clientes”, diz ele.
A Mercedes-Benz acumulou excelentes resultados de vendas com as vans de passageiros da linha Sprinter. A marca saltou de 34% de participação em 2016 para 55% em 2017, com 2.926 unidades emplacadas. Ou seja, 21 pontos percentuais a mais em relação ao seu resultado do ano anterior, além de 27 pontos percentuais à frente do 2º colocado.
Com o emplacamento de 2.561 unidades, a Mercedes-Benz alcançou 31,7% de participação nas vendas de furgões Sprinter, o que significa cerca de 10 pontos percentuais a mais em relação ao mesmo período de 2016. No segmento de chassis com cabina, foram emplacadas 840 unidades em 2017, com market share de 21,9%.
Entre as grandes vendas do ano neste segmento de veículos comerciais leves destacam-se os 800 furgões Sprinter para transformação em UTI móvel do SAMU do Ministério da Saúde, como as 72 vans de passageiros para o programa ATENDE da Prefeitura de São Paulo.
Sprinter é a “Melhor Compra” na avaliação da revista Quatro Rodas
A linha Sprinter teve mais um motivo para comemorar em 2017. Junto com o Vito, as vans da Mercedes-Benz garantiram as primeiras colocações no “Guia de Melhor Compra 2017”, organizado pela revista Quatro Rodas.
A van Sprinter 415 conquistou o 1° lugar nas categorias 10 e 20 lugares e a Sprinter Street 313 garantiu o 2º lugar na categoria furgão. Já o Vito Tourer 7+1 ficou em 2º lugar na categoria de vans até 10 passageiros.

Sprinter também se destaca pela constante inovação e pioneirismo
A linha Sprinter se destaca no Brasil pela constante inovação e pioneirismo. A atual geração, lançada em 2016, trouxe avançadas tecnologias, como o exclusivo Assistente de Vento Lateral (CrossWind Assist), farol de neblina com assistente direcional integrado e luzes de circulação diurna. O design inovador reforça a atratividade e modernidade da Sprinter, agregando valor à imagem dos negócios dos clientes.
Entre os diferenciais da Sprinter incluem-se avançados recursos, como o exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®, com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBD.
FONTE: Mercedes-Benz 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA