Comissão aprova criação de habilitação específica para veículo com câmbio automático

A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que permite tirar carteira de habilitação específica para condução de veículos com câmbio automático. O texto (PL 7746/17) acrescenta dispositivos ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), prevendo multa em caso de infração.
O relator na comissão, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), apresentou um substitutivo ao analisar a sugestão originalmente feita pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que tratava apenas da condução de motocicletas.
“Propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”, disse Hugo Leal.
Conforme o substitutivo, haverá mudança nos exames de direção, e os candidatos poderão ser habilitados a dirigir apenas veículos com câmbio automático. Nesse caso, o condutor aprovado nessa categoria não poderá dirigir veículos com transmissão mecânica – se o fizer, cometerá infração gravíssima, sujeito a multa e retenção do veículo.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: PL-7746/2017
FONTE: Agência da Câmara 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

11 comentários:

  1. Tanta coisa pra se preocupar agora vem com essa balela o Brasil ...vergonha de quem me representa

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que vem essa agora, praticamente todo mês eles inventam uma merda

    ResponderExcluir
  3. Qual será o benefício para a população? Mais uma artimanha desses ladroes para punir o cidadão com multas GRAVÍSSIMAS.Tanta coisa pra mudar gente!!

    ResponderExcluir
  4. Esses inúteis usando nosso dinheiro para isso. É um absurdo! O idiota do eleitor que votar em reeleição tem ser banido do país de crime contra a pátria.

    ResponderExcluir
  5. Nada a ver essa lei. Até uma criança consegue dirigir um Caminhão com câmbio semi automático. Isso é só para os Detrans arrecadarem dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. Isso é só mais um meio deles arrecadarem mais dinheiro da gente q trabalha pra sustentar esses vagabundos desses políticos q só roubam nosso suor e tira nosso pão d cada dia e digo mais burro é quem ainda vota em algum deles viu

    ResponderExcluir
  7. Que palhacada e falta de respeito com a populacao.
    Tenho carro AT e M, agora terei que ter 2 CNH?
    E como eu teabalho em uma Empresa que tem camihoes AT e M, se nao tiver naquele dia um AT, vou ficar de bracos cruzados? Tamanha ignorancia !!!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, leiam o projeto antes de saírem atirando palavras.
    O projeto visa habilitar pessoas apenas para veículos automáticos (algumas pessoas tem dificuldade em passar marchas, inclusive com veículos que possuem redução e 2 caixas). Por este motivo, o projeto veio para beneficiar este tipo de condutor.
    Quem já possui CNH de qualquer categoria, já não se enquadra neste critério, portanto poderá conduzir tanto veículo manual quanto automático.

    O PL deixa claro que haverão 2 tipos de formação de condutor e mudança de categoria:
    - Em veículo automático, onde o condutor estará habilitado apenas para condução de veículo desta natureza.
    - Em veículo manual, onde o condutor estará apto a conduzir veículos tanto manuais quanto automático/semi-automático/automatizado.

    Resumindo: Se você quer conduzir qualquer tipo de câmbio, ao se apresentar na auto escola, peça para conduzir veículo manual. NADA MUDA PARA QUEM TIRARÁ OU TIROU CNH EM VEÍCULO MANUAL.

    ResponderExcluir
  9. Tanta coisa pra melhorar fica com esses projeto maluco
    Por que nao aumenta o valor do frete e baixa o valor do diesel, gasolina cabada de ladrao vergonha desses governo dos ricos ...

    ResponderExcluir
  10. Resumindo todas empresas sera que tem condição de mudar sua frota kkk vcs so pensa em desempregar mesmo ...

    ResponderExcluir