Facchini

Randon New R

IVECO BUS Experience discute como será o ônibus em 2030 com foco em acessibilidade e inclusão

A busca por um transporte que atenda os anseios do cidadão, que preza por um serviço ágil, com conforto e inclusão, foi o tema do IVECO BUS Experience, encontro promo vido pela marca, no último dia 7, na cidade mineira de Sete Lagoas, onde a montadora tem sua base industrial. Lá se reuniram engenheiros e executivos da IVECO BUS, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de representantes de fabricantes de carrocerias para ônibus e membros de órgãos gestores do setor de transporte coletivo que debateram sobre o ônibus que irá circular em 2030.
A IVECO BUS tem como foco, desde 2014 quando a marca chegou ao país, o desenvolvimento de veículos que ofereçam ao mercado baixo custo operacional e tecnologia. Mas um ponto se destacou nos últimos lançamentos da marca: a acessibilidade. Modelos como a Daily Elevittá, GranClass, SoulClass e o veículo conceito, o Daily Life, produto que inova ao estender a inclusão para o profissional de transporte, inauguraram uma nova era no transporte de passageiros no Brasil. "Os debates sobre o assunto ultrapassaram os limites do nosso segmento, e é por isso que essa troca de ideias é tão importante para ‘desenharmos’ o ônibus do futuro", destaca Humberto Spinetti, diretor de negócios da IVECO BUS para a América Latina.
Ao lado da montadora, nesse processo, estão os alunos do curso de Design da UFMG que encabeçam o workshop “Próxima Parada 2030 – o Futuro já Começou”. O objetivo é desenvolver modelos para otimizar ou criar soluções para o acesso aos usuários de veículos de transporte público coletivo, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.
Para Gustavo Serizawa, gerente de Marketing da IVECO BUS, a iniciativa amplia a discussão sobre o desenvolvimento dos veículos de transportes urbanos envolvendo toda a cadeia relacionada nesse setor. "Sob uma abordagem sustentável, relacionada ao bem-estar dos usuários, observamos a necessidade do desenvolvimento de novas exigências que atendam uma população cada vez mais idosa e com indivíduos que possuem dificuldades de locomoção."
O evento teve a participação de outras marcas da CNH Industrial, como a CASE Contruction Equipment, New Holland Construction, IVECO, IVECO Veículos de Defesa, FPT Industrial e Banco CNH Industrial. O público que participou da ação pôde testar, no Campo de Provas da montadora, modelos de ônibus, caminhões e tratores.
Representantes da IVECO BUS França, matriz da marca, concessionários e clientes, do Brasil e da América Latina, também participaram da programação que terminou no dia 9.
Destaque ainda para a cápsula do tempo que será depositada no Complexo Industrial da IVECO com esboços e sugestões sobre como será a evolução dos ônibus. "Daqui a 13 anos a estrutura será retirada e a próxima geração saberá se acertamos ou não nas projeções para um transporte mais inteligente", finaliza Spinetti.
FONTE: Iveco 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA