Facchini

Randon New R

Ford destaca novos caminhões vocacionais customizados para clientes

A Ford reservou uma área especial do seu estande na Fenatran 2017 para os caminhões vocacionais, assim chamados por trazer soluções desenvolvidas para atender as necessidades específicas de determinados tipos de aplicação. Os novos veículos são resultado de um trabalho que a Ford Caminhões vem desenvolvendo de forma efetiva nos últimos anos: o relacionamento com os clientes, um dos três pilares da marca hoje.  
“Sem dúvida, os caminhões vocacionais são resultado da aproximação da Ford Caminhões de seus clientes. Ouvimos a necessidade e desenvolvemos soluções de forma customizada para sua operação”, diz Ricardo Paradeda, supervisor de Grandes Vendas Corporativas da Ford Caminhões. “Nos adaptamos às demandas do cliente, entregando soluções de acordo com a sua necessidade. Muitas vezes essa solução ainda nem existe no mercado.”
As soluções vocacionadas são também uma visão de futuro e por isso os caminhões Torqshift automatizados têm presença constante nos projetos da Ford Caminhões. Os modelos expostos destinam-se aos segmentos de coleta de resíduos, transporte de gás, distribuição de bebidas, betoneira e ambulância.

Cargo 1723 8x2 Torqshift Kolector
As empresas de coleta de resíduos buscam continuamente maior produtividade em suas operações. Uma forma de alcançar esse objetivo é aumentar o volume de resíduos transportado por viagem. De olho nessa necessidade, a Ford desenvolveu um projeto pioneiro para coletores de até 24 m³ com veículos 8x2. “Na Fenatran, apresentamos o Cargo 1723 8x2 Torqshift Kolector, um protótipo desenvolvido pela Ford em parceria com um cliente, com compactador de 21 m3 de capacidade”, comenta Paradeda.
Curitiba é a cidade pioneira na operação de caminhões 8x2 na coleta de resíduos, mas ainda com câmbio manual.

Cargo 1723 Torqshift para gás
O Cargo 1723 Torqshift para transporte gás GLP é outra novidade que a Ford traz para a Fenatran. Veículo equipado com autotanque de 15 m3 de capacidade, foi projetado pela Ford em parceria com um dos maiores fabricantes de tanques do País.
“Neste projeto um cliente importante do mercado nos trouxe a necessidade e, mais uma vez, a engenharia da Ford em parceria com implementadores desenvolveu uma solução inédita no mercado”, diz Ricardo Paradeda.
O destaque do sistema desenvolvido pela Ford é a rapidez de implementação, com diminuição significativa no tempo do veículo parado, aumentando a produtividade do equipamento. Hoje o segmento trabalha com um sistema que necessita de adaptações no chassi do caminhão. No projeto da Ford, além de não haver alteração no chassi, o tanque é intercambiável, o que facilita a implementação e diminui o tempo de manutenção. Outra vantagem é o maior valor de revenda de um veículo sem alteração no chassi.
Cargo 2429 Torqshift para bebidas
O segmento de bebidas é um exemplo do trabalho que a Ford Caminhões vem desenvolvendo com foco no relacionamento com os clientes. Depois de alguns anos afastada do setor, hoje a marca mantém parceria com as principais associações de distribuidores e projetos com os maiores fabricantes do país.
Nesse segmento, a novidade da Fenatran é o protótipo Cargo 2429 6x2 para distribuição de bebidas, com carroceria rebaixada e capacidade para 10 pallets. “Estamos trabalhando para, no futuro, aumentar nossa gama de produtos neste segmento. A marca Ford sempre foi uma referência na distribuição de bebidas e estamos trabalhando para reconquistar esse status”, diz Ricardo Paradeda.
O projeto, iniciado há cerca de dois anos, buscou entender a real necessidade do cliente, ouvindo o que ele precisava para o desenvolvimento conjunto de novas soluções.

Cargo 2629 Betoneira
A construção civil, setor vital para o desenvolvimento do País, vem sofrendo com as adversidades do mercado. Mas continua sendo um importante segmento para a Ford Caminhões.
“Entendemos a situação complicada do segmento e é por isso que precisamos estar muito perto de nossos clientes. Nesta hora que a parceria é importante”, destaca Ricardo Paradeda. Como de costume, o Cargo 2629 betoneira com tração 6x4 é uma das estrelas do estande da Ford na Fenatran. O veículo vocacionado Ford é tradicional na construção civil, de reconhecida robustez e economia operacional.

F-4000 4x4 Ambulância
Para o setor de saúde pública, que encontra dificuldades de atendimento nas regiões mais remotas, o F-4000 4x4 apresenta uma solução única, com custo altamente competitivo e uma qualidade técnica que atende todos os requisitos da operação.
O F-4000 4x4 ambulância é mais um exemplo de trabalho em equipe da Ford, com o desenvolvimento de soluções customizadas em parceria com implementadores para atender desde as demandas do Exército aos mais variados órgãos de saúde. Na Fenatran, o F-4000 4x4 é mostrado como ambulância completa, com robustez para atender a população nos pontos mais remotos do País.
FONTE: Ford 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA