Facchini

Paraná é o segundo estado com mais acidentes envolvendo caminhões, diz estudo

Um levantamento realizado pela montadora de veículos Volvo mostra que o Paraná é o segundo estado com mais registros de acidentes envolvendo caminhões. Segundo os dados, em 2016, foram 3190 casos em todo o Paraná. Apenas Minas Gerais teve mais casos. Cerca de 4,5 mil ao todo. Esses acidentes causaram a morte de 260 pessoas.
O ponto com maior concentração de acidentes foi na BR-376, entre os km 667 ao 677, na descida da serra que liga Curitiba ao litoral norte de Santa Catarina. Cinco pessoas morreram nesse trecho em 2016.
"Os empresários do segmento do transporte de cargas têm uma responsabilidade grande, no sentido de preparar, instruir e capacitar esses motoristas, tanto do ponto de vista técnico, mas principalmente comportamental", diz a coordenadora do Programa de Segurança no Trânsito da Volvo, Ana Oliveira.
A pesquisa também aponta que as principais causas de acidentes são comportamentais. Entre elas estão a falta de atenção e a direção acima do limite de velocidade permitido, não respeitar a distância entre veículos e ultrapassagens proibidas.
"Se ele [motorista] fizer sua parte, respeitar a sinalização de trânsito, respeitar os limites de velocidade e andar conforme o que o código de trânsito brasileiro diz, a chance de acontecer uma tragédia é muito pequena", diz o policial rodoviário Luiz Maciel.
A pesquisa completa pode ser conferida no site especial do Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro.
FONTE: G1 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA