Facchini

5 dicas que todo caminhoneiro precisa saber antes de pegar a estrada

A vida nas estradas nem sempre é fácil. Já faz parte da rotina dos caminhoneiros ter que dirigir por horas, inclusive em estradas que não conhecem. Mas existem maneiras de minimizar os imprevistos durante o trajeto, fazendo com que a viagem se torne mais segura e sem tanto cansaço. Confira as dicas que preparamos, para que você faça o seu frete e chegue ao destino de maneira tranquila.

1. Estude sua rota antes, para uma viagem tranquila
Quando você é contratado para fazer um frete, pode ser que tenha que enfrentar estradas que nunca passou antes. Por isso, sempre pesquise as rotas para chegar ao seu destino. No caminho, é importante que os caminhoneiros confiram também as melhores paradas de estrada e os serviços que elas oferecem. Leve em consideração também as condições da rodovia, os atalhos, interdições etc.

2. Cuidados com a manutenção
Longas viagens requerem cuidados redobrados com a manutenção do seu caminhão. Isso é essencial para a sua segurança e de todos que estão na estrada. Por isso, já tenha em mãos postos e borracharias que ofereçam o serviço de manutenção preventiva, onde será possível verificar as condições dos freios, luzes, suspensão e câmbio. Todo cuidado é pouco quando se trata do seu meio de trabalho.

3. Quando for descansar, fique atento aos locais 
Todo caminhoneiro deve ficar atento à jornada de trabalho. Por lei, ela não pode ultrapassar 8 horas por dia (mais 2 horas extras permitidas). De acordo com o Ministério Público do trabalho, é preciso um intervalo de pelo menos 11 horas entre os trajetos. Por isso, é fundamental que você busque os melhores locais para descansar à beira da estrada, prestando atenção ao que a parada oferece: como pátios de estacionamento com postos de combustíveis, hotéis, dentre outros.

4. Alimente-se bem
A alimentação está ligada à sua saúde e bem-estar. Dessa forma, procure comer de forma balanceada, com alimentos ricos em verduras e legumes. Tente evitar frituras, doces e opte por comer coisas grelhadas, refogadas e cozidas, para que você se sinta bem disposto durante todo trajeto. Por isso, pesquise antes as paradas que ofereçam bons restaurantes.

5. Aplicativo Paradas de Estrada
Para que você possa seguir todas essas dicas e fazer uma viagem mais tranquila, foi criado o aplicativo Paradas de Estrada. Com as melhores paradas do Brasil na palma da sua mão, o aplicativo reúne diversas indicações de paradas espalhadas pelas rodovias de todo país. Onde é possível pesquisar os locais com melhor avaliação, visualizar comentários e consultar os serviços oferecidos. Dessa forma, você planeja melhor sua rota, com paradas que ofereçam manutenção preventiva, bons lugares para descansar e alimentar-se bem. Além disso, você ainda pode deixar a sua contribuição ao avaliar os estabelecimentos por onde passou.
Conheça mais no site: www.paradasdeestrada.com.br e baixe o aplicativo na Google Play.
FONTE: Divulgação  
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA