Facchini

Randon New R

Scania abre inscrições para a segunda edição do Inovathon

A Scania Latin America lança a segunda edição do desafio Inovathon Logistics Challenge, uma maratona para estudantes universitários que terão a missão de criar uma solução inovadora com foco em logística. Estudantes de todo o país podem se inscrever no site oficial até o dia 16 de junho. “A ideia central e a motivação são as mesmas, mas um projeto com nome de Inovathon, obrigatoriamente precisa trazer algo novo”, diz Patricia Acioli, responsável pela área de Corporate Relations da Scania Latin America.
Para esse ano, antes da final do dia 30 de setembro, realizada em São Paulo, os inscritos participam, durante o mês de agosto, de etapas regionais. Essa fase será presencial e a partir do resultado de uma prova teórica, da avaliação do histórico acadêmico e da solução de um case, serão definidos os 25 (cinco por região) que seguem para a disputa por uma viagem de conhecimento pela Suécia.
“No ano em que comemoramos 60 anos de presença no País, queremos mostrar que onde tem Brasil, tem Scania e onde tem Scania terá Inovathon em 2017. Com isso serão seis eventos em uma única competição. Uma maratona logística também para a Scania”, explica Patrícia.
O formato do projeto foi pensado para que os estudantes tenham oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática dentro de um ambiente real de uma empresa. “Nessa competição, o trabalho em equipe e a organização do tempo são fatores primordiais para a resolução dos cases”, conta Patrícia.
Os finalistas do Inovathon estarão divididos em grupos de cinco pessoas, e em equipe, devem criar um projeto inovador que solucione uma problemática logística, que será apresentada pela Scania no dia do desafio. Nesta última fase, os estudantes terão 24 horas, começando no dia 30 de setembro até o dia 1 de outubro, para desenvolver e entregar a solução do case.
Assim como na primeira edição, os vencedores serão premiados com uma viagem para a Suécia para conhecerem a capital do país, Estocolmo, e a sede da Scania na cidade de Södertälje, onde acompanharão todo o processo logístico realizado na fábrica.

Edição anterior 
Em 2016 foi realizada a primeira etapa da maratona de inovação e reuniu 25 universitários de diversas partes do país para desenvolverem um projeto de gerenciamento logístico utilizando os conceitos de conectividade e as tecnologias de monitoramento e direção autônoma.
Durante a competição, as equipes foram identificadas com nomes de cidades suecas e puderam participar de palestras e outras atividades complementares ao desafio. No final, o grupo vencedor foi o Örebro, formado por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Centro Universitário Fundação Santo André, do Centro Universitário FEI e da Universidade de São Paulo (USP).

Inovathon Logistics Challenge
Inscrições: Até 16 de junho pelo http://www.inovathonscania.com.br/
Etapas Regionais: 5 de agosto a 31 de agosto (Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)
Etapa final: 30 de setembro e 1 de outubro em São Paulo.
FONTE: Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA