Facchini

Transpes desenvolve gôndola mais leve e resistente

Explorar novas ideias, que proporcionem melhorias para os processos internos, é um valor importante para as empresas. Com os olhos voltados para a inovação, a Transpes desenvolveu sua própria gôndola para transporte de cargas. Mais leve e resistente que outros equipamentos disponíveis no mercado, a nova gôndola se destaca pela capacidade de suportar peso entre 180 e 250 toneladas e por sua versatilidade.
Criada inicialmente para transportar transformadores, a gôndola GD250 pode ser utilizada para vários outros tipos de cargas, como tanques, geradores e rotores. Produzida com aço estrutural de alta resistência (NTU SAR 80 – Usiminas), a GD250 tem 60 toneladas, peso 20% inferior ao da peça dos concorrentes nacionais ­– o que não a impede de levar até 12% a mais de carga durante as viagens.
É construída ainda com vigas tripartidas, duas ponteiras e parte central, permitindo a troca do centro da carga e a consequente adequação às diferentes necessidades do cliente. O berço de carga, também feito com aço estrutural de alta resistência (SAC-50), conta com regulagem de contra flecha, assim como nas vigas, conferindo maior altura em relação ao solo.
Ao transportar transformadores, por exemplo, as gôndolas permitem que os equipamentos viajem alojados internamente entre as vigas, deixando a carga mais baixa e facilitando a passagem por pontes e viadutos, característica que traz maior estabilidade ao conjunto.
Outra vantagem é que a distribuição da carga pode ser feita em dois conjuntos distantes mais de 15 metros um do outro, impedindo que o peso fique concentrado apenas em um reboque hidráulico. O resultado são impactos reduzidos nas pontes.
Ao oferecer essas e outras vantagens, com reflexos significativos para o negócio, a gôndola GD250 reforça a busca da Transpes por segurança e excelência nos processos.
Características técnicas da GD250:
Capacidade: de 180 a 250 toneladas;
Comprimento da gôndola: 42.660 mm;
Comprimento para carga: 10.500 mm;
Largura da gondola: 6.400 mm;
Largura para carga: 5.100 mm;
Comprimento total do conjunto: 95.000 mm.
FONTE: Transpes 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA