Facchini

Graneleiro aumenta a segurança no transporte com bafômetros

A Graneleiro, empresa nacional que atua no transporte rodoviário de cargas, investe fortemente em políticas de segurança e prevenção de acidentes. Uma das medidas de maior importância e que gera grande impacto no dia a dia das operações e dos colaboradores da transportadora é a utilização rotineira de bafômetros por todos que atuam diretamente com a frota. Desde 2010, o fornecedor oficial dos aparelhos usados pela Graneleiro é a Enequipa, que comercializa produtos de segurança como equipamento de proteção individual (EPIs), embalagens industriais e instrumentos de medição.
O bafômetro é um item indispensável para medir o teor alcoólico no organismo de quem guia caminhões, porém sua aplicação não é obrigatória dentro das empresas de transporte, o que torna diferenciados os serviços dos prestadores logísticos que os utilizam. “Para a empresa, além de aumentar a segurança do colaborador, que, no caso, é o motorista ou ajudante, também preserva a segurança dos outros motoristas e pedestres na estrada”, explica Michel Tarran, diretor da Enequipa. “Quando acontece um acidente com um motorista embriagado, a empresa está diretamente envolvida. A utilização do bafômetro aumenta a segurança do patrimônio, tanto do caminhão quanto da carga, e ainda protege a imagem da empresa. Esses são os benefícios que os clientes mais procuram”.
A implantação de bafômetros nas unidades da Graneleiro ainda é um trabalho em expansão. “A princípio compramos um aparelho para colocar na nossa matriz, em Mirassol (SP), e estender para outras filiais”, conta Osvaldo Finati, técnico de Segurança da transportadora. “Hoje já temos aparelhos também na unidade de Três Lagoas (MS), Jandira (SP) e Nova Odessa (SP), que logo será implantada, e depois pretendemos levar também para Pindamonhangaba (SP)”. A empresa também mantém um bafômetro de reserva para quando os demais são mandados para a calibração anual, processo que é realizado pela própria Enequipa. A fornecedora também supre as necessidades de bocais descartáveis utilizados pelos colaboradores da Graneleiro.
As medições são feitas todos os dias, tanto na saída do motorista para a estrada, quanto no retorno. Segundo Finati, as medições mais importantes são aquelas realizadas no início da semana. “Nos finais de semana muitos motoristas querem aproveitar a folga. O mesmo acontece durante as férias, por exemplo. Se o teste acusar alguma alteração, o colaborador é obrigado a esperar, dentro da empresa, o nível alcoólico baixar. Novas medições são feitas a cada 45 minutos e, quando o motorista estiver apto a dirigir, recebe uma notificação do departamento de Recursos Humanos da empresa e é liberado para a viagem”, explica.
Ao todo, 105 colaboradores realizam medições diariamente. A Graneleiro presta serviços de transporte para grandes empresas, como Cargill, Dow, Fibria, Eldorado Brasil, Libra Terminais, Monsanto e Unilever.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA