Facchini

Randon New R

Mercedes-Benz aumenta sua participação de vendas no segmento de caminhões médios

O excelente desempenho comercial da linha Accelo no transporte urbano de cargas e na distribuição de mercadorias, bem como nas curtas distâncias rodoviárias, tem contribuído para o alcance de expressivos resultados para a marca Mercedes-Benz. “Em um ano, desde o início das vendas do modelo Accelo 1316, nossa participação no segmento de caminhões médios aumentou mais de 10 pontos percentuais”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Saltamos de 22,4% no acumulado de janeiro a novembro de 2015 para 32,7% no mesmo período deste ano. Entre as praças de maiores vendas do caminhão destacam-se as regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte”.
De acordo com o executivo, o Accelo 1316 reúne o melhor dos conceitos dos segmentos de leves e médios em um só veículo. “Juntamos a prática cabina, trem de força robusto, dimensões compactas e baixa altura em relação ao solo do caminhão leve Accelo com a plataforma e a capacidade de carga de um caminhão médio”, destaca Ari. “E mais do que um novo produto, esta é uma inédita solução para a distribuição urbana de cargas e mercadorias, com a versatilidade do leve e a produtividade do médio”.
O Accelo 1316 oferece uma série de vantagens em relação a um caminhão médio, a começar pela maior capacidade de carga. Com 8.720 kg de carga útil+equipamento (entreeixos de 3.700 mm) e 8.620 kg (entreeixos de 4.400 mm), o caminhão chega a levar até 800 kg a mais do que um caminhão médio da concorrência.
Outro grande destaque do Accelo 1316 é a dimensão de sua plataforma de carga: 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm). Em alguns casos isso significa até 1 metro a mais de comprimento para acomodação da carga em comparação com um caminhão médio tradicional, assegurando alta produtividade no transporte e maior rentabilidade para o cliente.
O Accelo 1316 oferece também uma plataforma de carga baixa, até 200 mm menor na comparação com um veículo médio. Isso facilita e agiliza notavelmente as operações de carga e descarga de mercadorias, com o motorista e o ajudante realizando o trabalho de forma mais rápida, cômoda e segura.
Devido a suas dimensões compactas, esse caminhão médio da Mercedes-Benz é ideal para entregas e coletas em lugares onde as dimensões do veículo impõem restrições. O Accelo 1316, por exemplo, é até 400 mm menor na largura da cabina, em relação a um caminhão médio tradicional da concorrência, e até 350 mm menor na altura. Com isso, oferece maior versatilidade e agilidade no transporte, podendo chegar a locais onde os veículos maiores teriam dificuldade de acesso ou mesmo nem poderiam circular.
O comprimento total do Accelo 1316, considerando o chassi e a carroçaria, é similar ou até menor em comparação a um caminhão médio. No entanto, oferece uma carroçaria maior (até 0,5 m a mais que um caminhão médio tradicional da concorrência), o que resulta em mais espaço para mercadorias e mais capacidade de carga.
Melhor manobrabilidade é um grande diferencial desse caminhão. O círculo de viragem do Accelo 1316 é até 3,5 metros menor em relação a um caminhão médio da concorrência, proporcionando mais agilidade nas manobras e maior produtividade no transporte. Esta vantagem é importantíssima na distribuição urbana, especialmente nas grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais restrito.
Outro destaque é facilidade de acesso à cabina. O Accelo 1316 conta com um degrau a menos que os caminhões médios tradicionais, grande vantagem em uma operação urbana onde essa atividade é realizada várias vezes ao dia.

Accelo é reconhecido pela robustez, durabilidade e reduzido custo operacional
O Accelo tem um trem de força muito robusto e durável, composto pelo motor Mercedes Benz de 4,8 litros, OM 924 LA, que é utilizado nos produtos de até 17 toneladas. Está equipado com o câmbio Mercedes-Benz G56 de 6 marchas e o eixo traseiro Mercedes-Benz HL4 de alta capacidade de carga, que o capacita a transportar as 13 toneladas de PBT com tranquilidade. Completando a transmissão, a embreagem de diâmetro de disco de 362 mm reforça a robustez do conjunto.
Em termos de custo de manutenção preventiva, o Accelo 1316 se destaca de forma exemplar. Ele oferece um custo de até 35% menor em relação a caminhões médios da concorrência. Dessa forma, proporciona um reduzido custo operacional do veículo, o que resulta em mais rentabilidade para o cliente.

Ideal para aplicações urbanas e rodoviárias de curtas distâncias
Com 3º eixo de fábrica, o PBT do Accelo 1316 chega a 13.000 kg, com até 8.720 kg de carga útil com equipamento. Isso o torna adequado para as mais variadas aplicações, desde as tradicionais, como carroçarias aberta, carga seca e báu, siders e cargas frigorificadas, apresentando assim novas soluções para o transporte, como também para: bebidas (6 pallets), gás, combustíveis e plataforma de autossocorro.
FONTE: Mercedes-Benz 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA