Facchini

MAN Latin America marca presença em feira de equipamentos de defesa

Durante os dias 27,28 e 29 de setembro, a MAN Latin America participa da 4ª Mostra BID Brasil, evento da Base Industrial de Defesa do país, em Brasília. No seu estande, a montadora conta com dois caminhões expostos, um VW Worker 15.210 4x4 (5 QT) e um Constellation 31.320 6x6 (10 QT), ambos homologados pelo Exército Brasileiro.
Desenvolvidos exclusivamente para atender às demandas das Forças Armadas, os modelos são destaques na feira e referência em veículos militares. O 6x6, por exemplo, é um projeto 100% brasileiro e substitui veículos de suas características com mais de 30 anos de uso. O lançamento do 4x4 encerrou, em 2007, uma hegemonia de mais de 50 anos da principal concorrente da MAN LA e é o produto mais vendido da montadora nesse segmento, com mais de 3.000 unidades rodando pelo Brasil e exterior.
“Nossos modelos atuam, inclusive, em operação de paz do Brasil no exterior, enfrentando situação real de guerra, com estradas destruídas e zonas de conflito armado. No Brasil, superaram os testes mais severos para garantir a aprovação pelas Forças Armadas. Cada um com suas capacidades, ambos têm configuração para operar em qualquer terreno”, destaca Paulo Galizia, Coordenador de Vendas Especiais da MAN Latin America.

Worker 15.210 4x4 – Robustez e eficiência
Primeiro caminhão Volkswagen homologado pelas Forças Armadas, o Worker 15.210 4x4 é operacional militarizado, com tração integral e capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno. O modelo foi desenvolvido para atuar em condições extremas e está equipado com eixo dianteiro e caixa de transmissão da Marmon-Herrington.
Sua homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.

Constellation 31.320 6x6 – Defesa sob medida
Referência em veículos militares, a MAN Latin America representa a segunda maior frota do Exército Brasileiro. O Constellation 31.320 6x6 veio para completar o time de defesa sob medida da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades das Forças Armadas, o modelo foi o primeiro 6x6 totalmente brasileiro e tem capacidade para até dez toneladas de carga útil em qualquer terreno. 
O veículo foi testado em condições severas reais de operação transportando equipamentos de artilharia (obuseiro) de seis toneladas. Ele é capaz de transpor cursos d’agua de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral e sobe com tranquilidade degraus de 30 centímetros de altura.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA