Facchini

Frete do milho registra patamares historicamente baixos

Os preços do frete de grãos de Sorriso (MT) para o Porto de Santos (SP) e estações de transbordo em Miritituba, no município de Itaituba (PA), vêm registrando patamares historicamente baixos para o mês de setembro, segundo boletim semanal sobre milho do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). As médias no mês chegaram a R$ 228,33/tonelada e R$ 154,67/tonelada, valores 23,2% e 14,9% inferiores aos de setembro do ano passado.

De acordo com o Imea, os baixos preços refletem o atual momento do mercado de milho no Estado, com uma oferta do grão por parte de vendedores considerada boa, mas não suficiente para atender à demanda. A atual cotação do cereal, ainda considerada elevada, e o fato de a produção esperada para a safra atual ser menor do que as expectativas iniciais têm levado vendedores a segurar o produto internamente, diminuindo a demanda por frete até os portos, divulgou o Imea.
O instituto apontou também que, para produtores com milho por vender, o frete em baixa pode apresentar boas oportunidades de venda. "Apesar de o mercado interno estar abastecido, há possibilidade de se mandar a produção para outras UF (unidades da Federação), aproveitando o momento de baixas cotações do frete", informou o instituto no boletim.
O Imea apontou ainda que os preços vêm caindo no Estado. Mas, do ponto de vista dos fundamentos, há possibilidade de voltarem a subir no curto prazo, com reaquecimento da demanda interna e no médio prazo, devido a uma possível suboferta do cereal em Mato Grosso.
FONTE: Canal Rural 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA