Facchini

Restrições à circulação de caminhões começam no Rio começam hoje

A circulação de caminhões nas ruas da cidade terá novas regras a partir desta segunda-feira, em razão da Olimpíada. De acordo com a prefeitura, os principais pontos de restrição serão a Avenida Brasil, a Linha Amarela, a Linha Vermelha e dois polígonos, um deles nas zonas Norte e Oeste e outro no Centro e na Zona Sul. A prefeitura argumentou que as áreas de restrição foram adotadas depois de reuniões com representantes de transportadoras, operadores logísticos e comerciantes. As mudanças valem até o dia 19 de setembro.
Presidente do Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio, Eduardo Rebuzzi calcula que a medida vai causar um impacto de até 20% no custo das operações de boa parte das empresas. Segundo ele, empresários estudam entrar com mandado de segurança contra a prefeitura por causa da medida.
No Centro e na Zona Sul, a restrição vale das 6h às 21h, nos dias úteis, e, aos sábados, das 6h às 14h. Haverá exceção para os caminhões de pequeno porte, cuja largura máxima é de 2,7 metros e o comprimento não ultrapassa 7,2 metros, que poderão circular nestas duas áreas das 11h às 17h. Nas zonas Norte e Oeste, a proibição vai das 6h às 11h e das 17h às 21h, nos dias úteis, e, aos sábados, das 6h às 14h.
Na Avenida Brasil, a passagem de caminhões está proibida nos dias úteis, das 6h às 10h e das 17h às 21h. Os horários de proibição na Linha Amarela serão parecidos: das 6h às 11h e das 17h às 21h. Na Linha Vermelha, a circulação de veículos pesados já é proibida.
FONTE: O Globo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA