Facchini

Primeiros ônibus Scania Euro 6 a gás operam em Bogotá

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, anuncia a entrega dos primeiros ônibus movidos a gás natural para a cidade de Bogotá, na Colômbia. Os veículos, produzidos na Suécia e equipados com motores Euro 6 dedicados a gás, foram adquiridos pela Masivo Capital, um dos operadores do Sistema Integrado de Transporte de Passageiros (SITP) do Transmilenio.
Com os novos ônibus Scania, o SITP ampliará a capacidade de passageiros, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital colombiana, com uma drástica redução de emissões de material particulado e óxidos de nitrogênio, os contaminantes que mais causam problemas respiratórios na população local.
“A Scania tem um portfólio completo de tecnologias amigáveis com o meio ambiente, como elétrico, híbrido, etanol, entre outros. Mas é preciso identificar a realidade de cada país e a estrutura necessária para que a operação seja rentável e sustentável no longo prazo. Com este olhar, consideramos os veículos Euro 6 a gás como a melhor solução para a Colômbia por conta da ampla reserva e baixo custo do combustível, e pelo impressionante impacto que os veículos terão na melhora da qualidade do ar de Bogotá”, afirma Benoit Tanguy, diretor-geral da Scania na Colômbia.
A aposta do sistema Transmilenio pela nova tecnologia da Scania foi validada depois que a Universidade Nacional da Colômbia realizou vários testes em Bogotá, Medellín e outras cidades que mediram a capacidade de arranque em pistas íngremes, consumo de combustível e emissões de poluentes dos ônibus com a tecnologia Euro 6 a gás. O veículo também foi avaliado em condições mais extremas, como altitude – que no caso de Bogotá encontra-se a 2.700m acima do nível do mar -, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e paradas em grandes ladeiras. Em todas as provas o veículo manteve alta performance sem perder potência e torque.
Além de Bogotá, a Scania também já conta com unidades Euro 6 a gás no novo sistema da cidade de Cartagena das Índias, o Transcaribe, inaugurado em novembro do ano passado com uma frota de 147 ônibus Euro 6 a gás, configurando a maior negociação do mundo de veículos com esta motorização.

Saiba mais sobre Euro 6 e os 125 anos da Scania
Comprometida com a meta de reduzir em 50% a emissão de CO2 por tonelada-quilômetro até 2020, a Scania tem se empenhado em oferecer ao mercado tecnologias que tornem mais inteligentes e sustentáveis os sistemas de transporte das principais cidades do planeta.
“O motor Euro 6 a gás, que reduz o nível de emissões ao meio ambiente e o ruído, quando comparado ao motor Euro 5 a diesel, tem ajudado globalmente empresas a serem mais rentáveis e eficientes em países como Indonésia e México, por exemplo, com a oferta de ônibus movidos a este tipo de combustível”, diz Ciro Pastore, responsável por Sales Management dos mercados do norte da Scania Latin America.
FONTE: Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA