Facchini

Aplicativo de reboque ajuda motoristas com carro enguiçado na rua

Mais de 70% da frota de veículos brasileiros não possuem seguro, segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Isso representa cerca de 60 milhões de carros que circulam pelas estradas brasileiras sem a cobertura de uma seguradora. Com base nesses números, estima-se que a indústria de serviços de guincho de veículos movimenta aproximadamente R$5,5 bilhões por ano no Brasil.
De olho neste nicho de mercado, a startup mineira Reboque.me lançou um aplicativo que está inovando a maneira pela qual estes motoristas são atendidos. Após uma análise dos serviços de assistência 24h, o empresário fundador da startup e analista de sistemas pós-graduado em tecnologia, Samuel Freire, decidiu lançar um serviço on-demand e sem mensalidade, no qual você só paga quando precisa ter seu carro rebocado, ou utilizar alguns dos serviços oferecidos pelo app. “Percebi que o serviço de assistência 24h, quando oferecido na sua forma tradicional, não atendia as necessidades e exigências dos padrões de hoje. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, por que não usar a tecnologia para oferecer um serviço rápido, seguro e mais barato a esses motoristas?”, revela Samuel.
Lançada em junho de 2015, a reboque.me é o primeiro aplicativo neste perfil da América Latina, já teve mais de 2 mil downloads e conta com mais de 400 parceiros em sua base. Além dos serviços de reboque, o aplicativo também oferece troca de pneus, carga de bateria e de combustível.

COMO FUNCIONA
A reboque.me está disponível para Android e IOS e o download é gratuito tanto para clientes, quanto para parceiros. O funcionamento do aplicativo é bem simples: o cliente aciona o serviço que deseja pela plataforma, após um simples cadastro. O aplicativo envia o valor do serviço e o tempo que o parceiro levará para chegar. A reboque.me disponibiliza em um mapa todo o trajeto do guincho até o cliente, que pode checar que o socorro está a caminho, tudo em tempo real. O preço varia de acordo com a distância entre o guincheiro, cliente e destino final.

VANTAGENS DO APLICATIVO
A plataforma possui inúmeras vantagens tanto para o guincheiro, quanto para o cliente que utiliza. Samuel Freire revela que o aplicativo oferece um preço justo para quem utiliza e remuneração adequada ao parceiro. “O preço é calculado de acordo com as distâncias reais que o reboque irá percorrer durante o atendimento. O serviço de reboque, por exemplo, pode sair por R$99. No modelo tradicional de assistência 24h, além de não ser muito prático encontrar um guincho, o cliente precisa esperar muito tempo até a ajuda chegar e consequentemente o preço praticado seria bem mais alto.”, conta.
Outra vantagem é que a plataforma é uma ferramenta segura tanto para o cliente quanto para quem executa o serviço. “Garantimos a segurança do início ao fim do atendimento, pois conhecemos o parceiro que irá até o cliente. Além disso, o cliente acompanha o trajeto do reboque. Caso esteja em alguma área de risco, ele pode procurar um local mais seguro e só retornar ao carro quando o guincheiro estiver chegando”, explica Samuel.
Mauricio Terra, sócio da reboque.me e mestre em administração com formação executiva na Wharton Business School, revela que o tempo de espera é mais uma vantagem para quem está com o carro enguiçado. “Ressaltamos que 80% dos nossos atendimentos têm uma solução apresentada em menos de 03 minutos. O cliente aciona o serviço e já recebe preço e tempo de espera neste curto intervalo de tempo. Em muitos casos, o guincheiro chegará ao carro em até 10 minutos”, explica Mauricio Terra.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA