Facchini

Randon New R

Caminhoneiros mantém bloqueios em rodovias de MT

Após uma “folga” no horário do almoço, os caminhoneiros retomaram os bloqueios nas rodovias federais de Mato Grosso. Eles protestam contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ministro da Casa Civil do Governo de Dilma Roussef.
Ao todo são cinco pontos de bloqueios. Eles ocorrem na BR-163, próximo a Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum. Há também na BR-364, próximo as cidades de Rondonópolis e Cuiabá.
O bloqueio se iniciou na manhã desta quinta-feira. Apenas ambulâncias e viaturas policiais estão passando.
O protesto dos caminhoneiros faz parte da “onda” de manifestações realizadas em todo o Brasil desde o último domingo. O ápice da crise política no país ocorreu ontem, quando o Palácio do Planalto confirmou a ida do ex-presidente Lula para o Ministério da Casa Civil.
A nomeação de Lula faz parte de uma estratégia para garantir foro privilegiado ao ex-presidente. Investigado na “Operação Lava Jato”, o ex-presidente só poderá ser investigado pelo STF caso seja oficializado no ministério e, assim, não ter as investigações contra si conduzidas pelo juiz Sérgio Morto, da Vara Federal de Curitiba.
Lula chegou a ser empossado ministro chefe da Casa Civil na manhã desta quinta-feira (17) em Brasília. Porém, minutos depois o  juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu a posse ao conceder liminar em ação popular movida pelo advogado Enio Meregalli Júnior. Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
FONTE: FolhaMax
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA