Facchini

Mercedes-Benz vai afastar 1,5 mil operários da produção no ABC

A Mercedes-Benz anunciou hoje que, a partir deste mês, vai colocar 1,5 mil operários do parque industrial no ABC paulista em licença remunerada por período indeterminado. Segundo a montadora, a medida é necessária porque o acordo de adesão ao programa de proteção ao emprego, o PPE, que lhe permite reduzir a jornada de trabalho em 20%, tem se mostrado insuficiente diante da severa crise enfrentada pela indústria de veículos comerciais.
O grupo de trabalhadores, que representa 15% do efetivo de aproximadamente 10 mil funcionários empregado no local, será afastado da produção a partir de 17 de fevereiro. Somente em maio, a montadora pretende avaliar se eles serão ou não reintegrados.
A Mercedes-Benz estima em 2 mil metalúrgicos o excesso de mão de obra no complexo industrial de São Bernardo do Campo, onde são produzidos caminhões e ônibus, além de motores, transmissões e outros componentes. A fábrica tem utilizado apenas metade de sua capacidade instalada.
Após terminar 2015 marcando queda de 47,7%, o mercado de caminhões segue em queda livre neste ano, com vendas em janeiro 43,4% inferiores às de janeiro do ano passado.
Esse desempenho, segundo a multinacional de origem alemã, indica que o mercado terá em 2016 um volume de vendas inferior ao de 2015, que “já foi bastante ruim”.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA