Facchini

Randon New R

Scania reforça presença regional com participação nas principais feiras de transporte da América Latina

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, participou neste mês das maiores feiras do setor automotivo na América Latina, a ExpoTransporte, no México, e a Fitrans, na Colômbia. Em ambos os eventos, a empresa apresentou ao mercado suas tecnologias mais recentes, como os sistemas de gestão de frotas que reduzem o custo da operação para os clientes e o motor Euro 6 movido a gás.
Na ExpoTransporte, a Scania destacou, entre outras soluções, o Scania Communicator, sistema que permite a conexão do veículo com a internet, gerando dados para os clientes e as oficinas da fabricante. A partir da análise dessas informações, é possível planejar paradas para manutenção, traçar melhores rotas e indicar maneiras mais eficientes para conduzir o caminhão, com menor queima de combustível e, consequentemente, menor emissão de CO2.
“O Scania Communicator chega ao México para revolucionar a gestão dos veículos de forma rápida e eficiente. Por meio dessa ferramenta, o cliente tem acesso a dados que indicam a localização e a forma de condução do operador, entre outras funções. Esses registros são válidos para garantir maior eficiência da frota, resultando em mais economia de combustível, segurança e menor custo para transportar passageiros ou toneladas por quilômetro no ciclo de vida útil dos veículos”, explica Enrique Enrich, diretor-geral da Scania México.
Em Bogotá, a Fitrans reuniu clientes de 24 países, que conheceram de perto o motor Euro 6 a gás e tiveram acesso aos benefícios de sua aplicação em sistemas de transporte sustentáveis. A Colômbia é um dos países pioneiros da região na utilização de veículos que atendem a essa especificação ambiental. Neste ano, por exemplo, a montadora vendeu 147 ônibus com o motor dedicado a gás para o novo sistema de BRT da cidade de Cartagena.
A nova linha de motores a gás tem duas vantagens técnicas muito importantes para o mercado colombiano. A primeira é que ela está preparada para funcionar em regiões localizadas na altitude, o que significa uma excelente opção para o plano de progresso tecnológico de Bogotá e para cidades como Medellín. A segunda é que a linha oferece grande tolerância a variações na especificação do combustível, o que permite trabalhar com distintas qualidades de gás sem precisar de ajustes no motor.
"Ao combinar as vantagens econômicas – pelo baixo custo de combustível e manutenção – com as vantagens ambientais, esses motores têm tudo para ser um sucesso, não só no transporte urbano de passageiros e coleta de resíduos, mas também em muitas outras aplicações", aponta Benoit Tanguy, diretor-geral da Scania Colômbia.
FONTE: Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA