Facchini

Apesar da crise, Rossetti investe na Fenatran 2015

A Rossetti vai aproveitar a Fenatran 2015, última grande feira do ano do setor de equipamentos, como plataforma de lançamento de produtos mais adequados ao mercado. O evento também será diferenciado pela estratégia de vendas: pela primeira vez, os produtos expostos no estande terão preços especiais para clientes que fecharem a compra durante a feira. A iniciativa foi reforçada com a participação de fornecedores parceiros e com o aumento de área de exposição. Com 680 m², o estande da Rossetti é o maior da empresa na Fenatran e foi pensado justamente para acomodar todos os lançamentos.
Dos sete lançamentos programados, cinco são tipos diferentes de semirreboque e dois deles merecem uma atenção especial, segundo o superintendente da empresa, Daniel Rossetti. O primeiro é o Semirreboque Basculante para cavalo 8x2 ou 8x4, desenvolvido para atender a necessidade de maior capacidade de carga e para a perfeita integração com os novos cavalos nessa composição de 4 eixos.

Com três eixos em tandem, e volume de até 46 m³ e capacidade de carga líquida de 35 toneladas, o equipamento garante uma distribuição perfeita da carga. “Com o aumento dos custos de transporte, o mercado vem buscando alternativas para aumentar a capacidade de carga. A solução da Rossetti permite um aumento na ordem de até 8,5 toneladas (no PBT)”, diz Daniel. 
Outro modelo da série é o Semirreboque Bitrenzão Dianteiro, ou bitrem de nove eixos, que permite ao usuário utilizar qualquer semirreboque basculante de três eixos de fabricação da Rossetti na unidade traseira da composição. “Com isso possibilitamos a redução dos custos de investimento feitos pelo cliente”, salienta Daniel Rossetti. O executivo explica que como o cliente não precisa investir em mais uma unidade traseira – pois aproveita a que já tem – a redução no investimento é o valor de um semirreboque. 

Veículo 4x2, o Basculante Canguru transporta a mesma carga de um 6x2
Mantendo o foco na redução de custos, a Rossetti também apresenta o Semirreboque Basculante “Canguru”, com dois eixos em tandem e um espaçado auto direcional de manga. Utilizado em veículos 4x2, o implemento é capaz de transportar a mesma carga de um 6x2. Porém com um eixo a menos na composição. Além disso, o conjunto mais versátil permite a operação em locais difíceis de manobrar. 
Já o quarto lançamento, o Semirreboque com Piso Móvel, destaca-se pela versatilidade. Com piso em dois níveis, o equipamento é destinado ao transporte de grandes volumes, incluindo materiais como biomassa, carvão e lixo. A inovação, nesse caso, é o desenvolvimento de uma base para a utilização do piso móvel e a escolha, pelo usuário, de diferentes configurações de eixo e tamanho de acordo com a sua necessidade.
“Esse é um equipamento específico para o transporte de volumes acima de 90 m3 e permite uma descarga autônoma. Estes volumes dificilmente conseguem ser atingidos por basculantes”, explica Daniel Rossetti. Ele ressalta que o descarregamento é 100% seguro. “Especificamente no caso do produto apresentado, os dois níveis foram desenvolvidos para permitir a instalação de uma caixa de carga de alta capacidade volumétrica”, complementa. 
Para fechar os lançamentos, a Rossetti leva a segunda geração do Semirreboque Basculante Vanderléia. O equipamento agora é 300 kg mais leve e vem acompanhado de um inclinômetro de série. “Estamos prestes a completar mil unidades da primeira geração vendidas e esperamos manter o sucesso com a segunda geração”, finaliza o superintendente industrial da empresa. 

Outros dois lançamentos incorporam tecnologia exclusiva 
O Furgão de Alumínio e a nova Caçamba Meia Cana com balança embarcada são os dois outros lançamentos da Rossetti na Fenatran. O furgão é o primeiro equipamento desse tipo a ser totalmente colado com fitas dupla face, ou seja, é uma alternativa aos tradicionais furgões rebitados. Entre as principais vantagens do produto, destacam-se a possibilidade de redução do tempo de entrega ao cliente e a grande área lisa, facilitada pela retirada dos frisos e dos rebites, que pode ser usada para plotagem.
A nova caçamba Meia Cana apresenta uma diferente porta traseira, sendo mais robusta, com menos solda e totalmente em material de alta resistência, o que a torna menos propensa a trincas e aderência de material. O chassi agora é fabricado em aço de alta resistência, muito mais durável, de forma a suportar as torções das operações severas no ambiente off Road. Outra novidade é o kit hidráulico de ultima geração, ainda mais rápido e permitindo uma produtividade maior. Destacamos ainda acessórios não soldados para facilitar a montagem e manutenção no caso de necessidade.
Além dos lançamentos, a Rossetti vai levar produtos tradicionais e já reconhecidos pelo mercado. É o caso da Caçamba LevTec, desenvolvida para aplicações em veículos 8x2 e 8x4 com as especificações da “Lei da Balança”. Produzido em materiais de alta resistência a abrasão e impacto, o implemento une robustez com o baixo peso. Outro diferencial do modelo é o sistema hidráulico de alta pressão de trabalho com cilindro de 3 estágios permite baixos tempos de ciclo de descarregamento.
FONTE: Rossetti 

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA