Facchini

Prefeitura de SP quer que chips obrigatórios comecem com veículos de carga

O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse na manhã desta segunda-feira (31) que quer começar a instalação dos chips do Sistema Nacional de Identificação de Veículos (Siniav) pelos veículos de carga em São Paulo.
“A ideia é fazer no Brasil todo, para todos os veículos motorizados no país, mas que vai começar por cargas, e nós já colocamos para o Denatran e para o Ministério das Cidades de começar fazendo aqui na cidade de São Paulo o piloto dos caminhões através desse cadastramento”, afirmou o secretário.
A implantação da identificação eletrônica através de chip será obrigatória em todo o país para todos os tipos de veículos a partir do dia 1º de janeiro de 2016. O chip fica instalado no para-brisa, em uma caixinha semelhante às do sistema de cobrança automática em pedágios. Não há previsão para o início da implantação em São Paulo.
O objetivo do governo federal com o sistema é melhorar a fiscalização e a gestão do trânsito e da frota. Na prática, o chip cria uma "placa eletrônica" para o veículo, enviando informações sobre chassis, ano, modelo e placa por meio de antenas instaladas nas vias.
O secretário fez o anúncio durante assinatura de decreto que criou uma Divisão de Transportes de Cargas dentro da Secretaria Municipal de Transportes. O prefeito Fernando Haddad, também presente no evento, disse que essa divisão “melhora a relação do setor público com o setor de carga”.
O prefeito ainda disse que a criação dessa área, assim como a mudança de lugar da Ceagesp e a regulamentação do transporte noturno, não envolvem orçamento, são "processos de racionalização, que inclusive representam economia de recursos". "Não podemos nos acomodar diante da crise, nós temos que ser criativos diante dela, e isso tudo não envolve recursos nem privados nem públicos", completou Haddad.
O novo setor será responsável por estudar, mapear, regulamentar e adequar o transporte de carga, inclusive horários e vias adequadas. Também estará sob responsabilidade desta área a Entrega Noturna de Cargas, que teve o Projeto Piloto de Entregar Noturnas iniciado em 2013. Ainda está no guarda-chuva dessa divisão a discussão sobre um possível aumento na dimensão dos Veículos Urbanos de Carga (VUCs).
FONTE: G1 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA