Facchini

Randon New R

Caminhões autônomos, o sonho do motorista

A Mercedes Benz apresentou há alguns meses atrás, o Future Truck 2025, um caminhão autônomo que tem a capacidade de dirigir “sozinho”, o modelo deve entrar em teste em rodovias ainda este ano.  O modelo que é construído na base do Actros Mp4 tem um visual fora do comum, e na frente em vez de ter uma grande grade, ele tem apenas algumas luzes, tornando o mais aerodinâmico ajudando a reduzir o consumo de combustível. Além disso, o modelo conta com o piso em madeira, e os seus retrovisores são câmeras de vídeo de alta resolução. 
Apesar de todas as novidades que o modelo apresenta alguns motoristas não pouparam esforços para fazer suas criticas, o que é um direito de cada um, porém algumas dessas criticas são feitas devido a uma falta de informação de como os caminhões autônomos, visto como inimigos, na verdade pode ser um grande amigo. 

Eles vão tomar o nosso lugar
Não. Simplesmente assim. No mundo existem vários outros meios de transporte que podem se “auto dirigir”, para darmos um exemplo, aviões comerciais tem a capacidade e tecnologia suficiente para levantar vôo e ate pousar sozinhos, porém cada avião tem o seu piloto e co-piloto. O mesmo vai acontecer com os caminhões, mas por quê?
Estudos mostram que mais de 90% dos acidentes de caminhão, são causados devido ao “estresse” ou cansaço ao volante, apesar de quando se fala em cansaço ao volante, lembramos do mercado brasileiro que tem uma dura e longa jornada de trabalho, porém isso não acontece apenas no Brasil. Em outros países existem leis mais rigorosas e apoio ao motorista de caminhão para fazer as suas paradas técnicas, que são as paradas de 3 em 3 horas, paradas quegeralmente são de 30 a 45 minutos. Os caminhões autônomos vêm para dar uma melhor condição de trabalho para o motorista, mas como? Talvez você já tenha feito uma longa viagem, e enquanto dirigia se sentiu cansado e pensou: ”Ah, si bem que esse carro/caminhão poderia dirigir sozinho”, bom os caminhões autônomos fazem isso e servem para isso. Em longas viagens, é natural você se sentir cansado, e em alguns caminhões você pode “travar” a velocidade fazendo que o caminhão mantenha a velocidade sem você precisar ficar com o pé no acelerador, fazendo assim você pode esticar as pernas, porém você ainda precisa manter as mãos no volante e com a sua atenção na estrada, já no caminhão autônomo você vai poder esticar as pernas e ate mesmo tirar as mãos do volante. Você poderá fazer isso porque o caminhão tem sensores que irão mante-lo na faixa, dentro da estrada e um sensor para caso tenha um veiculo a frente, o caminhão irá reduzir e manter uma distancia seguro. 

Mas se ele pode fazer isso, porque precisa de motorista? 
Bom, o ser humano é capaz de criar coisas incríveis, porém ele é desconfiado, alem disso sistemas, por mais tecnologia que tem, podem falhar uma hora ou outra, então por mais que o caminhão possa dirigir sozinho, ele não dispensara o motorista, alem disso ele não consegue se abastecer sozinho, manobrar no local de carga e descarga e alem disso, como sabemos, transportar carga não é apenas levar um objeto do ponto A até B, existem documentos, postos de pesagem e outros.  Sendo assim, não tenha medo, o seu trabalho será o mesmo, porém mais fácil.
FONTE: MT2
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA