Facchini

FMX e VM são a melhor opção em caminhões vocacionais no Brasil e na América Latina

Reconhecida por oferecer os mais robustos e eficientes caminhões vocacionais em todo o mundo, a Volvo mantém sua posição de liderança nos segmentos de construção, mineração, cana-de-açúcar e florestal com os caminhões FMX e modelos da linha VM. “O FMX consolida a oferta da Volvo para os segmentos da economia que demandam aplicações envolvendo transporte pesado em condições severas”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil. Junto com o FMX de 13 litros, a Volvo possui o FMX com motor 11 litros, que complementa a linha de veículos oferecida neste segmento. São veículos com alta disponibilidade e baixo custo de manutenção.
O FMX 8x4 é oferecido pela Volvo para operações em mineração e construção. Já o FMX 6x4 é bastante indicado nas aplicações de cana-de-açúcar, em todo o setor sucroalcooleiro, e ainda na área de construção, juntamente com o VM 6x4. O FMX 8x4 é muito útil em trabalhos em construção e outras obras, além de sites de mineração.
Outra opção que a Volvo oferece é o FMX 8x4 com maior altura do solo, característica que protege os componentes vitais do veículo, como os eixos e partes do motor. É o caminhão  com maior capacidade de trafegar em pisos ruins, indicado para operações dos segmentos de mineração e construção. Projetado para condições extremamente severas, tem uma suspensão traseira mais robusta, preparada para suportar até 50 toneladas.
“A oferta de veículos vocacionais é muito ampla na Volvo”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. O VM 6x4, por exemplo, é indicado para construções leves, usando caçambas, e para operações de compactação de resíduos, betoneira e guindastes.
Para cargas indivisíveis, aquelas de peso e volume bastante acima do normalmente transportado, o Volvo ideal é o FH 6x4, ou o 8x4 utilizado com pranchas ou linha de eixos.
“Não tenho dúvida que atualmente temos a melhor oferta de veículos vocacionais do Brasil”, declara Fedalto. “A Volvo tem uma solução completa para transporte dentro e fora de estrada e uma vasta experiência em atender as necessidades dos transportadores”, complementa Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.

Tração integral
A Volvo possui ainda os caminhões FMX com tração integral para atender demandas específicas do mercado. O FMX pode sair de fábrica com configurações de eixos 6x6 e 4x4. “São caminhões que podem transitar melhor em terrenos irregulares em virtude de sua maior capacidade de tração”, diz Menoncin.
Na configuração 6x6 cavalo mecânico, pode ser utilizado com vários tipos de implemento para uma série de aplicações específicas, como veículo-bombeiro ou de resgate, para ser operado em aeroportos e até no segmento florestal, pois é um caminhão bastante robusto, que pode vencer rampas e topografias ruins com facilidade.
“É uma configuração que o torna muito versátil”, destaca Fedalto. Nesta configuração de eixos, o Volvo FMX pode sair de fábrica com motorização que vai de 370cv a 540cv de potência. Ele também pode sair como um veículo rígido, que pode ser acoplado a um reboque, dependendo das necessidades do transportador.
A Volvo ainda está oferecendo o FMX com configuração de eixos 4x4 rígido, destinado para aplicações especiais, como resgate ou bombeiro, por exemplo. É muito robusto e pode ser utilizado em operações mais severas. “Na versão 4x4, o FMX pode sair de fábrica equipado com um motor de 370cv, ou de 380cv”, destaca Menoncin.

VM 8x2 e 8x4
A oferta da linha VM complementa o transporte principal do FMX, em aplicações com caçamba, tanque para molhar estrada, ou caminhão-bombeiro, fazendo o trabalho de infraestrutura. São caminhões 6x2, 8x2 e 8x4, além dos modelos 4x2 e 6x2. “Os VMs de quatro eixos são uma excelente opção para trajetos variados. São caminhões versáteis e muito adequados às atuais necessidades de aumento de capacidade transportada”, diz Menoncin.
“Estamos constantemente desenvolvendo novos produtos que possam agregar mais valor para o transportador. Os veículos com quatro eixos garantem um rendimento energético melhor e maior rentabilidade ao transportador”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM.
Para completar a solução da Volvo, a rede de concessionários da marca está preparada para atender os transportadores em todo o País. A Volvo oferece programas de manutenção, que podem fazer desde a manutenção preventiva, até a manutenção total da frota. Aliado a isso está a Volvo Financial Services, que oferece uma série de soluções financeiras para auxiliar o transportador.
FONTE: Volvo
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA