Facchini

Sindicato e PRF discutem multas para caminhões 8 x 2

O SETLOG/MS - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul – reuniu-se na Superintendência da Policia Federal de Mato Grosso do Sul em companhia do diretor da Montanha MS Equipamentos Rodoviários Ltda, representante da Concessionária Noma do Brasil em Mato Grosso do Sul , Claudio Montanha, para questionar sobre multas impostas a caminhões do tipo 8X2.
Esse tipo de caminhão vem sendo cada vez mais utilizados pois, com apenas uma carreta de três eixos juntos, eles chegam ao PBCT (peso bruto de carga transportada) de 54,5 toneladas e levam de 36 a 37 toneladas de carga líquida. E com um cavalo 6×2 com apenas uma carreta de três eixos juntos. Com isso, o novo tipo de configuração vem sendo chamado de substituto do chamado bitrem. No entanto, a novidade tem gerado dúvidas e multas nas estradas do MS.
O assunto se refere à Resolução 210 de 13 de novembro de 2006, que estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. Esse tipo de caminhão, com eixos direcionais, começou a ser introduzido pelos fabricantes de implementos no mercado brasileiro, onde algumas montadoras ja comercializam o produto vindo diretamente da fábrica.
Na ocasião Claudio Montanha e o representante da PRF Luis Sakai puderam discorrer sobre a atual legislação que regulamenta a instalação desse tipo de equipamento. Durante a conversa ficou esclarecido que a questão precisa ser estudada de forma mais técnica, e diante desta necessidade o SETLOG/MS propôs a criação de um grupo de trabalho que voltará a se reunir até o dia 10 de abril. “O objetivo é de que através de estudos específicos, possamos chegar a uma conclusão que não afete os transportadores que já investiram na configuração 8X2”, destacou Claudio Cavol, presidente do SETLOG/MS.
Na reunião, também foi solicitado à PRF para que os documentos apreendidos sejam devolvidos aos proprietários dos caminhões e suspensa a emissão de multas, até que o impasse seja resolvido. “A PRF está ciente que se trata de um problema técnico e ficou de nos dar uma resposta com a maior brevidade com relação a este pedido”, declarou o representante da Noma Claudio Montanha.
FONTE: A Crítica 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA